O ENIGMA DO SETENTA

Estou postando um assunto que por sua natureza mostra como a Bíblia é um Livro Enigmático;

Deus através dos Seus Enigmas (Números 12:8) tem estabelecido e executado o Seu Plano de Redenção da Humanidade;

O ENIGMA DO SETENTA:

– Começou com um homem (Abraão) quando este nasceu e seu Pai de nome Terá, tinha 70 anos de idade (Gênesis 11:26);

– Da descendência de Abraão formou um povo através de uma família (Jacó e seus 12 (doze) filhos) e mais uma multidão que somava 70 pessoas, quando entraram no Egito (Gênesis 46:27);

– Quando Jacó morreu os Egípcios o choraram por 70 dias (Gênesis 50:3);

– Quando saíram do Egito chefiados por Moisés, e Deus os transformou numa Nação, no deserto, por 40 anos, onde lhes deu um Governo e Leis e mandou que Moisés encolhesse 70 homens para o auxiliar no Governo (Números 11:16, 24, 25);

– Num ponto do deserto chamado Elin encontraram 12 (doze) fontes de água e 70 palmeiras – 12 (doze) é o número das doze Tribos de Israel (Êxodo 15:27);

– Deus os colocou na Terra Prometida, mas eles O tentaram sistematicamente e foram levados em cativeiro para a Babilônia, por 70 anos. (Daniel 9:2) (Jeremias 25:11; 29:10).

No cativeiro da Babilônia, Deus, através de Daniel revelou as 70 semanas proféticas de 7 (sete) anos cada, onde mostrou os acontecimentos futuros envolvendo Israel e o Mundo. (Daniel 9:24 a 27);

Jesus, o Messias, misteriosamente, manda 70 discípulos em missão de evangelização, durante o Seu Ministério. (Lucas 10:1, 17 a 20)

No ano 70 da era cristã, Jerusalém é destruída e os Judeus são dispersos pelo Mundo;

Em 1948 os Judeus voltam para a Terra Prometida e continuaram rejeitando a Jesus, o Messias, que afirmou não passar de uma geração – 70 anos – o cumprimento de Suas Profecias para a Sua Volta Gloriosa (Lucas 21:30 a 32);

Salmos 90: 10 afirma que uma geração biblicamente é de 70 anos;

Em 2018, Israel fará 70 anos de nova existência como País, Nação e Pátria.

“Não passará esta geração (70 anos) sem que tudo aconteça”.

Atenção: o Salmos 90: 10 afirma que essa geração profética pode se estender até 80 anos.

A VOLTA DE JESUS RELACIONADA AO ENIGMA DO SETENTA

A Bíblia afirma que Jesus vai vir para buscar a Sua Igreja e após sete anos de Grande Tribulação na Terra, vai voltar com a Igreja Gloriosa para a implantação do Reino Milenial. (Apocalipse 20:1-15).

A Sua Volta está sendo esperada por todos os que acreditam que estamos vivendo os últimos dias da Igreja na Terra, em face dos Sinais que em conjunto, mostram através dos terremotos, inundações em vários países, ventos fortíssimos e destruidores, incêndios em escala nunca vistos em várias partes do planeta, calor que mata, frio que mata, epidemias em larga escala e doenças como a AIDS, EBOLA, GRIPE ASIATICA, GRIPE DO FRANGO, GRIPE SUINA, FEBRE AFTOSA, PRAGA DE GAFANHOTO, FOME EM LARGA ESCALA, VIOLÊNCIA, TERRORISMO, SENSUALISMO FORA DO NORMAL, ETC. (Princípio das dores – Marcos 13:3-13). está… aumentando gradativamente

Vou ousar mais uma vez e fazer uma reflexão sobre duas passagens em que Jesus toma a figueira como referência para mostrar acontecimentos futuros que já aconteceram e ainda estão para acontecer.

A figueira de Lucas 13:6-9, na verdade representa Israel e Jerusalém naquela época.

A figueira de Lucas 21:29-36, representa a Nação de Israel dos dias de hoje.

Na figueira (Lucas 13:6-9) Israel não tinha fruto e O rejeitou por 3(três) anos, durante o Seu Ministério, e por isso foi cortada e dispersa com grande sofrimento, no ano 70 da era Cristã. Não ficou pedra sobre pedra como profetizado (Mateus 24:1-2).

A figueira (Lucas 21:29-36), volta a brotar e renova as suas folhas, caracterizando a nação de Israel que ressurgiu criada por Ato Histórico, pela O.N.U., em 14/05/1948, e profetizado em Isaías 66:8.

Existe um paralelo entre as figueiras (Israel) no que diz respeito a destruição de Jerusalém e a Volta de Jesus para buscar a Sua Igreja. Jesus disse que esses acontecimentos não passariam de uma Geração (Lucas 21:32).

Salmos 90:10 afirma que uma geração é de 70 (setenta) anos.

Do exposto vejamos:

“Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mateus 24:34) – Geração de Jesus.

Não passou do ano 70 a destruição de Jerusalém e do Templo – Figueira que secou (Israel). (Lucas 13:6-9; Lc 23:27-32).

A figueira voltou a viver – Israel criado em 14/05/1948 – e “assim também, quando virdes acontecer estas cousas, sabei que está próximo o Reino de Deus”. (Lucas 21:30, 31 e 32).

A destruição de Jerusalém no ano 70 mostra que Israel (Jerusalém) também sofrerá uma segunda vez, dentro desta Geração que estará completando 70 anos, em 2018, e que continua rejeitando a Jesus.

Jesus afirma que antes disso irá retirar os seus escolhidos – com o nome no Livro da Vida do Cordeiro (Igreja) – (Marcos 13:32) (Mateus 24:31), que não passarão pela Grande Tribulação, que abrangerá o Mundo todo.

Na primeira figueira (Lucas 13:6-9) (Israel), a geração em referência está compreendida entre o nascimento de Jesus e o ano em que completou 70/75 anos de vida, quando Israel (Jerusalém) desapareceu como Nação. A figueira que secou. – (70/75 anos, considerando um erro histórico no Calendário).

Na segunda Figueira (Lucas 21:29-36), a Geração em referência está compreendida entre a criação de Israel, em 1948, e que completará 70 (setenta) anos em 2018. “Não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça (Marcos 13:30)”.

A passagem da Figueira (Mateus 21:18-22) onde Jesus a amaldiçoa e ela seca impressionando os seus Discípulos, ao que tudo indica, possui o simbolismo de mostrar o que iria acontecer com Israel no ano 70.

Jesus ao sacrificar aquela simples planta, deixou, sem palavras, uma Profecia que depois se cumpriu. Única explicação para um episódio tão contrário ao amor de Jesus, tendo em vista que não era tempo de figo.

A figueira, como nas outras passagens, representa a Nação de Israel.

ATENÇÃO : Detalhe que salta aos olhos sobre o erro cronológico histórico apontando a destruição de Jerusalém, pelos Romanos, no ano 70, mostra que foi por interferência de Deus, para caracterizar o Enigma do Setenta, tamanha a importância desse Enigma.

O acontecimento que quero ressaltar em relação a Volta de Jesus, está relacionado com este período de 70 (setenta) anos – uma Geração biblicamente – que está próximo de se completar, por Israel, a contar de 1948.

Tudo indica que Sua Volta é próxima, pois ele afirmou, enigmaticamente, que não passará de uma Geração, mas pode ser antes, e alertou para vigiar, orando, para escapar de tudo o que vai acontecer ( Lucas 21: 36 ).

Ninguém sabe o dia, nem a hora.

Mas que está próximo, está !

A Volta de Jesus vai começar com o Arrebatamento da Igreja.

Com o Arrebatamento da Igreja o Mundo vai entrar na 70ª semana de Daniel (Daniel 9:27), e principalmente a Nação de Israel que será a que mais sofrerá as conseqüências da Grande Tribulação, a ponto de Clamar por socorro Divino (Zacarias 12:10) e pelo Messias, que vai Voltar, após os 7 (sete) anos da Grande Tribulação, e Reinar por 1000 (Mil) anos, reconhecido por todo Israel.

Eles verão aquele que transpassaram (Apocalipse 1:7) (Salmos 22:16)(Zacarias 14: 9).
 

A FIGUEIRA E ISRAEL

Um dos maiores enigmas voltados para a Salvação está PROFETICAMENTE citado em Gênesis 3: 7 em relação à FIGUEIRA.

Após o Pecado, Adão e Eva foram buscar na FIGUEIRA o socorro inicial para cobrir a nudez simbolizando o que Jesus afirmou em João 4: 22.:

“A Salvação vem dos judeus” (Israel) (FIGUEIRA).

A FIGUEIRA, e não outra planta, foi usada para PROFETIZAR, enigmaticamente.

A FIGUEIRA simboliza profeticamente desde Gênesis 3: 7, o que Jesus confirmou, através das Parábolas já citadas.

O FRUTO DA FIGUEIRA

Se alguém ainda não se convenceu que simbolicamente a FIGUEIRA representa a Nação de Israel, vou deixar mais uma informação bíblica:

JEREMIAS 24: 1 a 10

1 -“Fez-me ver o Senhor, e vi dois cestos de FIGOS, postos diante do templo do Senhor, depois que Nabucodonosor, rei de Babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os artífices e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxe a Babilônia.

2 – Tinha um cesto, FIGOS muito bons, como os FIGOS temporãos; mas o outro ruins, que, de ruins que eram, não se podiam comer.

3 –  Então me perguntou o Senhor: Que vê tu, Jeremias ? Respondi: FIGOS : os FIGOS muito bons, e os muito ruins, que de ruins que são, não se podem comer.

4 – A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo:

5 – Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons FIGOS, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus

6 – Porei sobre eles favoravelmente os meus olhos, e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei, e não os destruirei, e plantá-los-ei, e não os arrancarei.

7 – Dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o coração.

8 – Como se rejeitam os FIGOS ruins, que, de ruins que são, não se podem comer, assim tratarei a Zedequias, rei de Judá, diz o Senhor, e a seus príncipes, ao restante de Jerusalém, aos que ficaram nesta terra, e aos que habitam na terra do Egito.

9 – Eu os farei objeto de espetáculo, calamidade, para todos os reinos da terra, opróbrio e provérbio, escárnio e maldição em todos os lugares para onde os arrojarei.

10 – Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei, a eles e a seus pais” .

Esta Profecia se cumpriu para o povo de Deus daquela Época, mas , em parte, se refere, enigmaticamente, ao Povo de Deus dos dias atuais.

UMA PAUSA PARA REFLEXÃO

Neste ponto do Assunto vou fazer uma reflexão, e, lembrar que Deus , em Números 12: 8 afirma que as Escrituras Sagradas estão envoltas em Enigmas;

O ENIGMA DO SETENTA é um deles, conforme está caracterizado neste Tópico;

O detalhe mais significativo, no meu entender, está no fato de ter começado com Abraão ( Gênesis 11: 26 ), passou por Jacó (Gênesis 46: 27 ), por Moisés ( Números 11: 16, 24, 25 ), por (Jeremias  25: 11 ), por Daniel ( 9: 24 a 27 ), e, por fim, confirmado com Jesus, através das Parábolas, conforme explanado;

A FIGUEIRA tem um significado conclusivo de que simboliza a Nação de Israel ,e tem uma importância esclarecedora no ENIGMA;

QUANDO Adão e Eva pecaram a FIGUEIRA foi a Solução para cobrir a nudez ( Gêmesis 3: 7 ), simbolizando profeticamente e enigmaticamente o que Jeremias 24: 1 a 10 e Jesus em Parábolas confirmaram, conforme explanado no Tópico;

Israel estava disperso pelo Mundo, desde a destruição de Jerusalém, no ano 70;

Em 14/05/1948, por Ato Oficial da ONU, Israel passou a Ser novamente um País, Nação e Pátria, cumprindo uma Profecia de Isaías 66: 8 que diz :

“Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante ? Pode, acaso, nascer uma terra num só dia ? ou nasce uma Nação de uma só vez ? Pois Sião, antes que lhe viessem as dores, deu à luz seus filhos” = Isaías 66: 8;

ATENÇÃO : Deu à luz seus filhos (Nação/1948), antes que lhe viessem as dores – Tempo de angústia para Jacó ( Jeremias 30: 7 ) ou melhor, A Grande Tribulação (Mt 24: 21);

Não passará esta geração sem que tudo isso aconteça (( Mateus 24: 34 ); Geração de Israel que começou a partir de 1948 e que continua rejeitando a Jesus;

Uma geração biblicamente é de 70 anos ( Salmos 90: 10);

No meu entender está tudo muito evidente :

– O cenário mundial;
– A crise sem solução no Oriente Médio;
– Israel como centro das atenções Políticas e Religiosas;
– O Paiol de Munição Atômico dos Países;
– A escassez de água aumentando;
– A população aumentando;
– O clima;
– A poluição;
– As catástrofes;

-As Epidemias
– ???

Acredite quem quiser : antes de começar a Angústia para Jacó (Israel) – A Grande Tribulação – que durará 7 (sete) anos, e abrangerá o Mundo por completo, JESUS vai Arrebatar os seus FIÉIS QUE NÃO PASSARÃO POR ESSE MOMENTO de Juízo para a Humanidade.

O ARMAGEDOM EM RELAÇÃO AO ENIGMA DO SETENTA

Localizado no Centro Norte da Palestina, fica o Vale do Megido.

Neste lugar que  Biblicamente é designado de Armagedom, será o ponto central da Batalha entre Israel e seus inimigos. (Apocalipse 16: 1 a 21).

A Bíblia afirma que na batalha do Armagedom (Apocalipse 16:16) a nação de Israel, durante a Grande Tribulação, estará em desvantagem perante os seus inimigos e não terá outra saída se não apelar para Deus e Seu livramento.

Todos os seus aliados estarão impotentes para ajudá-la, por quê?

A pergunta é muito simples de explicar:

Quando ocorrer a Batalha do Armagedom (Apocalipse 16: 16) o Arrebatamento da Igreja já terá sido efetuado por Deus (Apocalipse 16:15).

Todos os países aliados de Israel e que têm Servos do Senhor – com o nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 21:27) – ficarão sem  os Servos do Senhor, por terem sido Arrebatados;

Não é novidade para ninguém que existem muitos Servos do Senhor ocupando posição chave em postos importantes em vários desses países aliados a Israel, nas Forças Armadas e demais áreas de atuação governamental, além de outros diversos escalões não governamentais.

Imagine todos os países aliados de Israel ficando, num abrir e fechar de olhos, sem milhões desses homens e mulheres.

Só se formam e substituem profissionais em longo tempo

Em Israel já existe uma minoria de Judeus Cristãos e que também serão arrebatados e o enfraquecerá contribuindo ainda mais para a desvantagem de Israel.

Do exposto e em face dos acontecimentos catastróficos (Apocalipse 16: 1) que a Bíblia profetiza, os países aliados não terão condições de socorrer Israel e estarão envolvidos em resolver os seus inúmeros problemas.

Os inimigos de Israel não terão desfalque em seus quadros de atuação militar ou civil, no Arrebatamento, por ser de segmento religioso, em sua grande maioria, não Cristã.

Tudo indica que em face das circunstâncias apresentadas, Israel só terá uma saída: Clamar pelo Messias, que então o Socorrerá de forma Sobrenatural. (Zacarias 12: 10), (Apocalipse 1:7).

O MESSIAS E OS INIMIGOS DE ISRAEL

O Messias está profetizado desde Gênesis 3: 15, passando por Deuteronômio 18: 15 a 18. Ver também o Tópico : “A Bíblia, Jesus e o AntiCristo”, no Site;

É uma Promessa de Deus para o Povo de Israel ( João 4: 25 )

É o Rei que vai tomar a frente do Povo de Israel e Reinar sobre toda a Terra, profetizado em Zacarias 14: 9 :

14: 9 = ” O Senhor será Rei sobre toda a Terra; naquele dia um só será o Senhor, e um só será o Seu nome”.

Durante 1000 anos o Mundo vai gozar do privilégio, transcendental e enigmático, do Governo Teológico/Teocrático, tendo o Rei Jesus e Sua Igreja – os Ressuscitados e os Arrebatados – no controle do Mundo ( Apocalipse 20: 4 ), sem a presença do Mau, que estará imobilizado ( Apocalipses 20: 2 ).

Não pergunte por que o Mau está atuando. Eu já expliquei que está atuando para provar, aprovar ou reprovar, tanto aos Anjos, como a Humanidade. Ver “A Origem do Mau” no meu Site.

Voltando ao Armagedom, um detalhe chama à atenção

Jesus – O MESSIAS – não vai destruir os inimigos de Israel, mas promover a verdadeira Paz entre irmãos ( ISAQUE e ISMAEL ), Eternamente. Esta Briga começou em Gêmesis 21: 9;

ISAQUE e ISMAEL têm promessas de Deus , através de Abraão, como seus filhos. – sua descendência. ( Gênesis 22: 15 a 18 )

ISMAEL gerou 12 filhos que se transformaram em 12 Príncipes (Gênesis 25: 12 a 16 )

ISAQUE gerou a JACÓ que gerou 12 filhos que formaram as 12 Tribos de Israel ( Gênesis 35: 23 a 29 )

ISMAEL, representado por seus 12 Filhos, ocuparam as Regiões em volta das 12 Tribos de Israel ( Gênesis 25: 18 ).

Hoje nós vemos a descendência de Ismael – os Árabes Ismaelitas – em volta da descendência de ISAQUE ( Israel )

Deus disse para Abrão que faria de ISMAEL um grande Povo, com promessas de Bênçãos. ( Gêmesis 17: 20 ) ( Gênesis 21: 13 )

Os Árabes possuem a riqueza do Sub-solo ( Petróleo ), onde habitam.

Deus disse para Abraão que faria de ISAQUE um grande Povo, com Bênçãos sem medida ( Jesus é a principal delas ). – Gênesis 22: 17 a 19 ) .

Os Judeus possuem as riquezas do Mundo, em todas as áreas de atividade Comercial, Industrial e Financeira, ENTRE OUTRAS;

QUANDO A PALAVRA DE DEUS DIZ, SE CUMPRE NO LUGAR, NO ESPAÇO E NO TEMPO.

Medite nas referências a seguir para entender sobre ISAQUE e ISMAEL:

Gênesis 16: 1 a 16 = Abraão , Sara e Hagar e o nascimento de ISMAEL;

16 – 1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Agar.

16 – 2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.

16 – 3 Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã.

16 – 4 E ele conheceu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.

16 – 5 Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.

16 – 6 Ao que disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face.

16 – 7 Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur,

16 – 8 perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo.

16 – 9 Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos.

16 – 10 Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será.

16 – 11 Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.

16 – 12 Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.

16 – 13 E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?

16 – 14 Pelo que se chamou aquele poço Beer-Laai-Rói; ele está entre Cades e Berede.

16 – 15 E Agar deu um filho a Abrão; e Abrão pôs o nome de Ismael no seu filho que tivera de Agar.

16 – 16 Ora, tinha Abrão oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu Ismael.
 

DEUS MUDA O NOME de ABRÃO para ABRAÃO e lhe promete Bênçãos incomensuráveis – Gênesis 17: 18 a 22 :

17 – 18 Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti!

17 – 19 E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele.

17 – 20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.

17 – 21 O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro.

17 – 22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus diante dele.

O NASCIMENTO de ISAQUE – Gênesis 21: 8 a 22 :

21 – 1 O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido.

21 – 2 Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara;

21 – 3 e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.

ISAQUE e ISMAEL juntos no sepultamento de ABRAÃO. – Gênesis 25: 1 a 10 :

25 – 1 Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura.

25 – 2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá.

25 – 3 Jocsã gerou a Seba e Dedã. Os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim.

25 – 4 Os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Hanoque, Abidá e Eldá; todos estes foram filhos de Quetura.

25 – 5 Abraão, porém, deu tudo quanto possuía a Isaque;

25 – 6 no entanto aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu ele dádivas; e, ainda em vida, os separou de seu filho Isaque, enviando-os ao Oriente, para a terra oriental

25 – 7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que ele viveu: cento e setenta e, cinco anos.

25 – 8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e cheio de dias; e foi congregado ao seu povo.

25 – 9 Então ISAQUE e ISMAEL, seus filhos, o sepultaram na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, que estava em frente de Manre,

25 – 10 o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali foi sepultado Abraão, e Sara, sua mulher.

DESCENDENTES de ISMAEL – Gênesis 25: 12 a 18 :

25 – 12 Estas são as gerações de Ismael, filho de Abraão, que Agar, a egípcia, serva de Sara, lhe deu;

25 – 13 e estes são os nomes dos filhos de Ismael pela sua ordem, segundo as suas gerações: o primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, e Abdeel e Mibsão,

25 – 14 Misma, Dumá, Massá,

25 – 15 Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.

25 – 16 Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus acampamentos: doze príncipes segundo as suas tribos.

25 – 17 E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos; e ele expirou e, morrendo, foi congregado ao seu povo.

25 – 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos.

REPETINDO: Jesus, o MESSIAS, não vai destruir os inimigos de ISRAEL, mas promover a verdadeira e esperada Paz, entre IRMÃOS ( descendência de Abraão ), para todo o sempre. – MUITO EM BREVE !

Fiz questão de transcrever as referências bíblicas para facilitar a leitura, apesar da extensão, tamanha a importância dos textos;

No contexto fica evidente como esclarecimento sobre a descendência de Abraão ( Judeus e Árabes ), mostrando como uma desobediência pode causar consequências irreparáveis e danosas.

O ENIGMA DO SETENTA – GERAÇÃO SETENTA

O Homem durante 10.000 anos desenvolveu-se em todas as áreas do conhecimento;

O cavalo foi sempre o seu mais útil e rápido meio de transporte individual.

Durante 10.000 anos, apesar de todos os conhecimentos sobre as Ciências exatas e afins, sempre esteve limitado.

Em pouco mais de 100 anos, entretanto, algo extraordinário aconteceu e o Homem saiu do cavalo para o avião e nave espacial, e planeja alcançar outros Mundos;

Qual a importância para esta Geração que assiste toda uma fantástica multiplicação constante da Ciência, em todas as Áreas ?

O Profeta Daniel responde !

Daniel 12: 4

12 – 4 :”Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”.

A expressão “e a Ciência se multiplicará” tem sentido de Profecia que está se cumprindo aos nossos olhos, numa velocidade fantástica e extraordinária, para o bem e para o mal.

A Palavra Profética para esta Geração está na Ciência. Hoje os próprios Doutores em Ciência estão reconhecendo a existência de um Criador para a Ciência, isto é, para as Ciências que estudam, dentro do Universo conhecido

A Profecia de Daniel 12: 4 fala da multiplicação da Ciência relacionada com “um” Tempo do Fim, logo, estamos inseridos neste tempo;

O Enigma do Setenta tem por objetivo mostrar que a Geração iniciado em 1948, caracterizada pelo “ Relógio de Deus” – ISRAEL – está assistindo e de certa forma participando do cumprimento da Palavra de Deus.

Se por um lado a Ciência é usada para o bem, por outra lado é usada para o desvio da Moral, da Ética, Corrupção, Guerras, VIOLÊNCIA e para tudo que leva a Humanidade a se desviar do Seu Criador.

É uma escalada cada vez maior do mal, usando principalmente toda essa multiplicação científica, como podemos ver através da Ciência da Comunicação, Escrita, Falada, Televisão, Internet, Filmes. Etc…
diariamente;

O ENIGMA DO SETENTA deve ser um motivo de atenção para os Teólogos Bíblicos, em Exegese e Hermenêutica, contextualizada;

Ignorar, ridicularizar, desprezar, criticar, sem dar a devida atenção para o aspecto Teológico é mais um Sinal Profético do entorpecimento que caracterizam a Volta de Jesus.

Teologicamente, estamos inseridos nesta Geração que viu, que vê e que verá ainda mais o cumprimento da Palavra de Deus;

Quanto ao AntiCristo, sua aparição será a mais indesejada. Entretanto sua existência é uma realidade e o que ocorre no Mundo está patente pela ação do que diz a Bíblia quanto ao Espírito do AntiCristo que operava, opera e vai se revelar no momento próprio. ( 2ª Tessalonicenses 7 a 12 )

O ENTORPECIMENTO É ASSUSTADOR. !

Pergunta de um Leitor :

“Na Bíblia também está escrito que Jesus disse que algumas pessoas do tempo dele veriam o fim dos tempos. Eu sei que pra Deus nada é impossível mas é intrigante. Como um ser humano poderia viver tanto?”

Creio que a pergunta se refere às seguintes passagens:

Apocalipses 1: 7 –“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amem.”

Zacarias 14: 9 – E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”;

Marcos 14: 62 – “E Jesus disse-lhes: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, vindo sobre as nuvens do céu “

João 21: 22 – “ Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu”;

João 22: 23 – “Divulgou-se ,pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus porém , não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?”;

Estes versículos enigmáticos e proféticos se discernem da seguinte maneira:

A Bíblia é um Livro enigmático. Suas Verdades não estão em ordens cronológicas e literais.

Quando Jesus disse que importa que ele permaneça; Que eles O veriam assentado à direita do Todo Poderoso e vindo com as nuvens do céu; Que eles verão aquele que transpassaram, TEM O SEGUINTE SIGNIFICADO TEOLÓGICO :

A expressão “ELES” se refere a NAÇÃO de Israel, e, não às pessoas referidas;

Todas as Nações daquela época desapareceram. O Império Romano se desfez;

As demais Nações transformaram-se, inclusive na linguagem;

ISRAEL não perdeu sua identidade, continua o mesmo como Nação ( Povo ), apesar da sua História de perseguição, em face de sua DESOBEDIÊNCIA;

JESUS profetizou, nas passagens bíblicas acima, que Israel como Nação estaria presente quando da Sua Volta;

A existência da Nação de Israel, no cenário histórico mundial, não deixa dúvidas que se trata de um milagre: uma prova incontestável do Poder de Deus;

A PROFECIA está se cumprindo. Breve, muito breve ela vai se completar.

GERAÇÃO SETENTA – Continuação…

GERAÇÃO SETENTA porque somos participantes de um período Profético da maior importância para a Humanidade.

Pense nas palavras de Jesus sobre uma Geração em que o Reino de Deus seria manifesto, isto é, viria ( Lucas 21: 31 ) e diante da Profecia de Daniel 12: 4 sobre a multiplicação da Ciência, somado aos Sinais deixados por Jesus ao afirmar que assim como foi nos dias de Noé, assim também será na Sua vinda. ( Mateus 24: 37 );

Fica uma pergunta no ar: como eram os dias de Noé, para que Jesus fizesse tal afirmação ?

Gênesis 6: 5 e 11 responde :

6: 5 : “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração” ;

6: 11 : “A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência”

Diante do que assistimos todos os dias, como espectadores privilegiados dos acontecimentos ao redor do mundo, sem precisar sair de casa , e conhecendo a Palavra Profética da Bíblia, sobre os Tempos do Fim, concluímos, sem medo de errar que somos a Geração Setenta. – Lucas 21: 32 :

‘Em verdade vos digo que não passará esta Geração sem que tudo isto aconteça” ( Lc 21: 32 )

GERAÇÃO SETENTA – Reflexão

Somos uma Geração privilegiada e ao mesmo tempo responsabilizada.

Vou fazer uma reflexão para caracterizar a frase acima usando alguns personagens bíblicos :

Se fosse possível ressuscitar, por exemplo :

Noé ; Abraão ; Moisés ; Salomão ; Daniel ; Pedro ; Lutero ;

Todos ao contemplarem o Mundo atual, com todas as maravilhas de conforto e bem estar ficariam extasiados;

Imagine eles entrando numa residência e ao invés de acender uma lamparina, simplesmente apertando um botão e aparecendo uma luz.

Imagine eles abrindo uma geladeira abastecida, e , ar condicionado, ventilador, ferro elétrico, televisão, computador, relógio, etc, etc…tudo a mão.

O cavalo, agora são vários num mesmo veículo – automóvel ;

Todos, a uma só voz, exclamariam, ao verem em um lugar de destaque o Salmos 23 e 91 à vista :

As Escrituras à disposição e tão acessível!!!

Um barulho ensurdecedor os levando para fora e ao olharem para cima não se contendo e exclamando : um pássaro celestial !!!

O profeta Daniel seria contundente ao afirmar : agora entendi o que não havia entendido sobre o correr de uma parte para outra, nessa parte da mensagem do Anjo, isto é, a facilidade de locomoção de carro e avião que agora vejo :

12 – 4: Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

12 – 8: Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?

12 – 9: Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.

12 – 10: Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

Bem ! vou parar por aqui com os personagens bíblicos para acrescentar uma frase de JESUS em Lucas 12: 47 e 48

12 – 47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;

12 – 48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.

A Geração atual corre o risco de ser enquadrada teologicamente e biblicamente na comparação que JESUS fez com relação à Geração que se levantaria para condenar outra Geração.

Vou esclarecer biblicamente postando as referências para entendimento e reflexão :

Mateus 11: 20 a 25

11 – 20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo:

11 – 21 Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza.

11 – 22 Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós.

11 – 23 E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.

11 – 24 Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.

11 – 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 12: 41
12 – 41 Os ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é maior do que Jonas.

Mateus 12: 42
12 – 42 A rainha do sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é maior do que Salomão.

A GERAÇÃO SETENTA tem uma grande responsabilidade !

GERAÇÃO SETENTA – A VOLTA DE JESUS

Perguntei a uma jovem se ela estava esperando a Volta de Jesus em breve, em face dos Sinais evidentes;

Ela respondeu enfaticamente que não queria que Jesus voltasse, pois desejava casar, primeiro, antes que isso acontecesse.

Creio não ser exagero afirmar que muitos estão pensando, de alguma forma, como o exemplo acima;

Este fato real levou-me a refletir sobre a Volta de Jesus, e, como esse acontecimento é esperado pelos verdadeiros Cristãos :

Quem deseja e entende a Volta de Jesus, e, quem está deixando de obedecer ao que Jesus falou em Mateus 6: 33 – Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus…

Jesus deixou evidente em Suas Parábolas e Profecias que uma grande parte de Cristãos serão deixados para trás, isto é, não serão Arrebatados. NÃO CONFUNDIR COM PERDER A SALVAÇÃO.

Do exposto vejamos :

Mateus 24: 40 – Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado o outro;

Mateus 24: 41 – estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra.

Mateus 25 – 1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.

Mateus 25 – 2 Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes.

Quero deixar claro que estou apenas fazendo uma reflexão sobre uma informação Bíblica.

A Palavra de Deus não está afirmando que cinqüenta por cento de Cristãos não serão Arrebatados, mas sim, que tomando por base a informação Profética e enigmática deixada por Jesus, uma grande parte de Cristãos não serão Arrebatados, por não estarem vigiando neste sentido;

Notamos nas Palavras de Jesus que Ele vai levar os que estão em plena atividade humana e espiritual, isto é, cumprindo todas as suas atividades humanas e Evangélicas;

Desta forma quero deixar claro que ninguém deve negligenciar os seus sonhos e planos, pelo fato da brevidade da Volta de Jesus, e sim, continuar trabalhando e realizando, na vida Secular e na Obra de Deus;

Quando chegar a hora, os que assim estiverem agindo serão alcançados naturalmente, como mostra Mateus 24: 40 e 41;

Lembrem-se das Palavras de Jesus sobre não ficar ansioso por nada neste Mundo ( Mateus 6: 25 a 34 ). Isto inclui o Arrebatamento !

A Geração Setenta tem duas preocupações :

1ª ) Fazer a Obra de Deus no que diz respeito a ganhar Almas para Cristo e fazer Discípulos, obedecendo o Ide ( Atos 1: 8 )( Marcos 16: 15 );

2ª) Vigiar para não ser surpreendido no mais importante segundo de vida desta Geração ( Mateus 24: 44 ).

SERÁ NUM PISCAR DE OLHOS!
(Mateus 24:37-44) (Mateus 24:27)

Será num piscar de olhos!
Toda Terra vai saber
Todo ser que possui vida
Num piscar vai perceber

Será num piscar de olhos!
A Promessa do Amor
E depois desse momento
Será pranto e muita dor

Será num piscar de olhos!
Quanto tudo estiver bem
As aparências enganam
Disse o Mestre também

Será num piscar de olhos!
É muita Luz a brilhar
É demasiado Brilho
Para o olho humano enxergar

Será num piscar de olhos!
Toda Terra vai saber
Mas apenas num piscar
Jesus vai aparecer

Será num piscar de olhos!
Não vai dar para mudar
Quem quiser que mude agora
Antes de Jesus voltar

Será num piscar de olhos!
E virá do Oriente
Como um Raio a brilhar
A Se mostrar no Ocidente

Será num piscar de olhos!
Creio que será assim
Tudo rápido e bem feito
Será o princípio do fim

Será num piscar de olhos!
Como um raio Ele virá
E a Terra em agonia
Sem a Graça ficará

Será num piscar de olhos!
Por isso viva em Luz
Faça da vida uma Bênção
Com a Graça… de Jesus!!!

Será num piscar de olhos!
Por isso viva em Luz
Acostume os seus olhos
Para a vinda… de Jesus!!!

Onir Francisco Damas

O ENIGMA DO SETENTA – Continuação

O Jornal Palavra, de fevereiro de 2005, publicou um Artigo intitulado : “O COMEÇO DO FIM”;

Trata-se de uma Sinopse do resultado de um Relatório encomendado pelo Pentágono (EUA);

O Jornal Palavra começa em seu Artigo o seguinte :

“Uma reportagem publicada pela Revista inglesa The Observer e divulgada no Brasil pela Revista Carta Capital em março de 2004, reproduziu um minucioso estudo solicitado pelo Pentágono, órgão principal do sistema de defesa dos EUA.

O trabalho era sobre fenômenos naturais, efeito estufa, derretimento das geleiras nos pólos Norte e Sul, entre outras ocorrências.

A intenção do levantamento era detectar as possibilidades reais, inclusive com precisão de datas, de novas tragédias acontecerem – e, claro, tentar evitá-las.

Segundo a reportagem, a pesquisa concluiu que, entre 2010 e 2020, o planeta sofrerá mudanças climáticas que trariam escassez aguda de água e energia, causando Guerras ao redor do Mundo.

Para se ter uma idéia da gravidade da notícia, o estudo diz que o Japão poderá invadir a Rússia e países vizinhos em busca de energia e recursos naturais, e que as duas Coréias poderiam se unir e se tornar uma nova potência mundial dominante.

Tais expectativas podem parecer exageradas ou apocalípticas.

Longe disso. O Japão sofre com a incapacidade geográfica de conseguir Energia e as Coréias veem tentando sigilosamente, um acordo político para a reunificação.

Além disso, o Globo Terrestre vem sofrendo com os gases tóxicos despejados na atmosfera, destruindo a camada de ozônio e causando uma “desregulagem” no clima mundial. Ou alguém duvida de que nos últimos anos os verões têm sido mais quentes e os invernos, mais frios ?…” ( até aqui o Jornal Palavra / Fevereiro de 2005 ).

Esta Reportagem vai mais adiante em previsões assustadoras.

O que esta Reportagem tem a ver com este Tópico ?

A resposta está em que 2010 e 2020 citados na Reportagem, enquadra-se na Geração Setenta, iniciada em 1948, e, que somados 70 anos biblicamente (Salmos 90: 10), chega a 2018, isto é, entre 2010 e 2020.

Reiterando quero deixar claro o seguinte:

Quando cito o ano de 2018 com referência sobre o tempo da Geração de Israel que começou em 1948, não estou afirmando que se trata da data da Volta de Jesus, e, nem do Fim do Mundo, e sim de uma referência para mais ou para menos, sobre os 70 anos de uma Geração (Salmos 90: 10)

Em outras palavras, nesta Geração está incluído o Arrebatamento da Igreja, os SETE anos da Grande Tribulação, com o aparecimento do ANTICRISTO, a Batalha do Armagedom, a Volta Gloriosa de Jesus com a Igreja, após passar pelo Tribunal de Cristo para receber os “Galardões”( 2ª Coríntios 5: 10 ) ( 1ª Coríntios 3: 10 a 17 ); dando início ao Reino Milenial;

“Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mateus 24: 34 ).

A televisão está noticiando :

O Japão reiniciou sua estruturação bélica, paralisada desde a derrota na 2ª Guerra Mundial;

O Irã continua suas experiências na área atômica, e, com testes de mísseis de longo alcance;

A Coréia do Norte já fez explosão atômica e está textando mísseis…

O “Princípio das dores  de parto” profetizado por Jesus está aumentando em todos os sentidos de vida do Planeta…

 

PENSE NISSO:

INDIFERENÇA E INGRATIDÃO

Sobre este Assunto acessar a Seção “O AUTOR”, no Site.

 


“Este Artigo não consta do Livro, por ser de inspiração posterior à
publicação do Livro”

Não deixe de ler todos os Artigosdo Site.

62 comentários para O ENIGMA DO SETENTA

  • Rose  disse:

    Estou maravilhada com esses estudos, tambem concordo que estamos vivendo o final dos tempos, somos a geracao do arrebatamento! infelismente ainda tem muitos crentes dormindo, as igrejas nao pregam esse assunto, pregam somente prosperidade etc…prosperidade para mim e a falta de necessidade!nao precisamos nos enriquecer pois no arrebatamento nao vamos levar nada daqui nem nossos proprios corpos que serao transformados! preparem-se!a paz

    • Adriano Martins  disse:

      concordo com voce, temos que nos preparar e buscar o reino de Deus e ajudar aqueles que precisam de Deus.

  • carlos mello  disse:

    Pra mim este estudo e de grande proveito, mi enriqueceu de conhecimentos e de alertas para minha vida espiritual.
    concordo que estamos vivendo a ultima geração, os sinais estão muito claros e tudo está se cumprindo, não sei quando Deus comesou a contar esta ultima geração de setenta mas esta tese tem fundamentos fortes. certo estou que Crito Jesus voltará em breve, Aleluia.
    Que Deus em Cristo continui te abençoando e te dando mais sabedoria.

  • thairis  disse:

    me fortaleci muito com este assunto,a ponto de voltar pros braços de jesus,o lugar de onde eu nunca deveria ter saido.q Deus te abençoe ainda + para q vc continue escrevendo e mostrando as coisas q ja estão acontecendo.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezada Irmã em Cristo
      Obrigado pelo Testemunho e pelas palavras abençoadoras;
      Fique na Paz de Jesus
      Onir

  • Bia  disse:

    Amados irmãos, vamos orar pra que Deus nos conceda a graça de evangelizar e discipular nossos parentes e amigos. Venho sentindo muito a volta de Cristo. Mas confesso que não é fácil continuar com planos e ter garra, quando sei dentro de mim que isso vai durar muito pouco.
    Muito bom o estudo. Vamos nos encher todos os dias do Espírito como o óleo da lâmpada, assim estaremos sempre preparados!
    Digo glória a Deus, e peço ao mesmo tempo misericórdia.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezada Irmã em Cristo
      Obrigado pelo contato e pelas palavras de Fé.
      Indicando o Site aos que estiverem ao seu alcance estará no caminho da Evangelização e Salvação, enquanto há Tempo.
      Fique na Paz de Jesus
      Onir

  • Ronaldo Junior  disse:

    Estes temas escatológicos sempre despertam nossa atenção no tocante a observarmos o mundo à nossa volta com mais digilência e escrúpulos; e pelo fato de serem extremamente atrativos, estes temas têm a capacidade de nos conduzir a buscas mais profundas e as tentativas mentais de compreender o que na verdade só é possível pelo Espírito (I Co 2.10) o qual se comunica com nosso espírito (Rm 8.16; I Co 2.14-16). Não é o caso do blog. Digo isto porque ao tentarmos nos aprofundar na sabedoria insondável de Deus esquecemos de que Ele nos chama a pregar o evangelho a toda a criatura, a cumprir o “ide” e ao invés de “irmos” – o que de fato é o nosso chamado – “ficamos”, preocupados com o dia ou ano em que Ele voltará e esquecemo-nos de que este fato somente se sucederá quando a toda criatura for pregado o evangelho.

    Vamos nos preocupar com a nossa missão e deixar um pouco de lado nossas tentativas de revelar a Bíblia. Jesus não pregava exegese ou hermenêutica, e sim o Reino do céu e o arrependimento. Não estou criticando os maravilhosos estudos que este site/blog comporta, e,sim fazendo um apelo para não nos apegarmos somente a isso e a esquecer que a volta de Jesus está mais relacionada com nossa missão de evangelizar do que com estas sábias suposições escatológicas a respeito do tempo de sua vinda.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Ronaldo Junior

      Obrigado pelo contato

      Seu Comentário sob o SITE/BLOG no tocante aos Assuntos escatológicos merece um esclarecimento:

      Dezenas de milhares no Brasil e em outros Países estão visitando o SITE;

      São 40 Artigos com os mais variados Assuntos, fruto de muito esforço e dedicação, recompensados pelo Discernimento que é Dom de Deus;

      Leia com atenção todos os Artigos e o Livro e verá que estão recheados de ensinos sobre a Salvação;

      Leia todos os Comentários e verá que têm pessoas voltando para a Igreja, pessoa que pensava em SUICÍDIO, e pessoas glorificando a Deus pelos Assuntos do Site;

      O Site está fazendo o “IDE” pela Internet, e sugiro que você indique o Site, e assim estará acumulando Tesouro no Céu;

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  • edilson  disse:

    Amado irmão,

    O Senhor Jesus te abençoe. Gostaria de citar que a Neuza Itioka publicou um artigo fazendo referência à profecia de um rabino judeu, cuja essência consiste no aparecimento do Messias (Senhor Jesus) por volta dos anos 2017 e 2018. Lí muitas críticas sobre seu artigo. As colocações dela corroboram a tese do amado irmão. Fiquei grato ao Senhor Jesus pela existência de seu site e o encorajo para prosseguir. Estarei lendo os demais artigos e postando comentários. Maranata!

  • marcio  disse:

    meu amado irmão em Cristo JESUS, boa postagem
    pelo que eu vi senti que e tremendo mesmo tudo isso

    que o SENHOR lhe continue usando dessa forma

    congrego na ass. de Deus belem e vou procurar ler mais sobre os temas!”
    ficana paz

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Irmão Marcio

      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo

      Sugiro que além de ler todos os Artigos e o Livro você divulgue o Site o máximo que for possível;

      Fique na Paz de Jesus

      Onir

  • Pr Claudiner  disse:

    Parabens pelo estudo. Sou amante de escatologia bíblica e estou desfrutando das leituras bíblicas e mesma linha de raciocínio, muito embora realmente preocupado com o tema que é muito polêmico, o que o torna ainda mais sério e preocupante principalmente para aqueles que são parte da Igreja de Jesus Cristo e que realmente creem que o arrebatamento está a acontecer. Estejamos com azeite em nossas lamparinas e principalmente em nossas vasilhas… o tempo chegou… glória ao que vem em nome do Senhor. Maranata Jesus Cristo… a Tua noiva não suporta mais esta terra que está cada vez mais fétida pelo pecado.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Pastor Claudiner
      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo
      Fique na Paz de Jesus
      Onir

  • carlos roberto  disse:

    Muito bom.

  • Pr. Raul  disse:

    Descobri hoje seu site e já li dois estudos, como bom estudante de teologia vou levar muitos posicionamentos
    seus para debate em sala de aula, percebi aqui um verdadeiro espirito de amor procurando alertar a geração
    que vera os maiores acontecimentos da história humana,
    infelizmente muitos nao tem acesso a estudos tão profundos
    e ao mesmo tempo tão simples de se compreender. Parabéns amado irmão vc e dotado de um dom especial o dom do ensino, digo isto pela forma clara e simples assim como nos ensinou o mestre simples e direto.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Pastor Raul

      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo;

      Suas palavras refrigeram a minha Alma e me dão alento;

      Fique na Paz de Jesus;

      Onir

  • Eurides  disse:

    Porque? se a igreja não por grande tribulação?, a parábola das dez virgens? porque então o grande alarido? porque na calada das trevas as dez noivas se tranquiliza, e quando se aproxima o arrebatamento cinco delas estão a deriva pedindo ajuda ?

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Eurides

      Obrigado pelo contato

      Sua pergunta motivou a criação do Artigo “A ENIGMÁTICA PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS”, já postado no Site.

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  • juliana marques  disse:

    muito bom esse estudo,eu já fiz um estudo com o pastor WALTENIR PORTO sobre esse tema,e ele disse a mesma coisa sobre a geração da figueira.JESUS ESTÁ voltando.
    COMO É GRATIFICANTE FAZER BONS ESTUDOS E SE PREPARAR PARA O RETORNO DE NOSSO SALVADOR.
    abraços a todos.juliana

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezada Juliana

      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo;

      Abençoe àqueles que estiver sob seu alcance divulgando o Site;

      Fique na Paz de Jesus

      Onir

  • Wagner Monteiro  disse:

    Ótimo trabalho, que DEUS te honre ainda mais irmão. Vamos orar irmãos ainda tem muitas almas para ganharmos para JESUS. Amém.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Wagner Monteiro

      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo;

      Jesus conta com você para que este Site seja divulgado em tempo e fora de tempo para Salvação de Almas;

      Fique na Paz de Jesus;

      Onir

  • fernando  disse:

    muito bom seu estudo bem preciso com esse tema de dtas gostaria de saber pode ser ate um topico quem sabe , onde foi que os adventistas erraram na questao da data de 1948 com elen g. white ja ouviu essa questao obrigado parabens

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Fernando

      Obrigado pelo contato

      Quanto aos Adventistas não posso lhe responder, pois, não conheço a profundidade teológica de Hllen White;

      Fique na Paz de Jesus;

      Onir

  • Valdo  disse:

    Onir,que Deus continue te abencoando,gosto de ler todos os assuntos postados neste site, infelizmente as pessoas tem medo de pensar e deixar ser direcionada pelo Espirito Santo de Deus tornando-se religiosas e sendo manipuladas por liderancas que aprisionam as mentes dos seus liderados.

    Abracos,

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Valdo
      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo
      Divulgue as Mensagens desse Site;
      Fique na Paz de Jesus
      Onir

  • Bruno  disse:

    Olá Onir,

    Prevendo a destruição de Jerusalém, Jesus disse que não passará esta geração para que estas coisas aconteçam e cerca de 40 anos depois Jerusalém foi invadida. Segundo a interpretação do enigma dos setenta, a contagem para a última geração se inicia em 1948, porém se você observar o que Jesus disse e se considerarmos a data de 1948, a grande tribulação deveria ter ocorrido a algumas decadas atrás. Afinal a geração adulta (30 anos) que presenciou o nascimento do Estado de Israel já passou. Não sei se fui claro na exposição mas esta é uma dúvida minha, será que de fato a data de 1948 é relevante para o calendário profético ou seria outra? Temos 1967 também como uma data importante para Israel que é a tomada definitiva do controle de Jerusalém através da misteriosa guerra dos seis dias. Será que procede esta dúvida? Enfim, gosto muito de ler seus textos e acredito que discussões como esta ajudam a fortalecer a fé vendo as profecias bíblicas se cumprirem. Deus te abençoe!

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Bruno.

      Procure reler o Artigo, pois o detalhe mais importante sobre Israel e a data de 1948 está no cumprimento da Profecia de Isaías 66: 8, que eu postei no Artigo e que reproduzo a seguir para entendimento:

      “A FIGUEIRA tem um significado conclusivo de que simboliza a Nação de Israel ,e tem uma importância esclarecedora no ENIGMA;

      QUANDO Adão e Eva pecaram a FIGUEIRA foi a Solução para cobrir a nudez ( Gênesis 3: 7 ), simbolizando profeticamente e enigmaticamente o que Jeremias 24: 1 a 10 e Jesus em Parábolas confirmaram, conforme explanado no Tópico;

      Preste atenção no cumprimenta da Profecia de Isaías 66: 8 que diz :

      “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante ? Pode, acaso, nascer uma terra num só dia ? ou nasce uma Nação de uma só vez ? Pois Sião, antes que lhe viessem as dores, deu à luz seus filhos”;

      – Deu à luz seus filhos = (Nação de Israel em 1948)

      – antes que lhe viessem as dores = Tempo de angústia para Jacó ( Jeremias 30: 7 ) ou melhor, A Grande Tribulação (Mates 24: 21);

      Não passará esta geração sem que tudo isso aconteça ( Mateus 24: 34 ); Geração de Israel que começou a partir de 1948 e que continua rejeitando a Jesus;

      Uma geração biblicamente é de 70 anos ( Salmos 90: 10);

      Israel COMO NAÇÃO estava disperso pelo Mundo, desde a destruição de Jerusalém, no ano 70 DC;

      Em 14/05/1948, por Ato Oficial da ONU, Israel passou a Ser novamente um País, Nação e Pátria;’

      Espero ter esclarecido o Assunto;

      Fique na Paz de Jesus

      Onir

  • moises santos  disse:

    muito bom,esse estudo,muito bem esplicada e sabio.

  • Nilo Fernandez  disse:

    Que Deus te abençoe ,belo estudo fundamentado na palavra viva de Deus,ora vem Senhor Jesus!

  • camila  disse:

    muito bem explicado

  • SERGIO  disse:

    Graças a Deus pessoas como você “ONIR” nos faz enxergar que muitos ao recorrerem ao livro de Daniel selado pelo profeta naquele tempo por instrução Divina estão vendo seu conhecimento espiritual aumentar bem como toda ciência em suas diversas áreas, o que realmente prova que o fim está às portas e que devemos urgentemente nos levantar deste sono espiritual letárgico que o inimigo nos impõe para que percamos a grande oportunidade de estarmos com o Senhor Jesus para sempre.

  • Ellen Silva  disse:

    Boa tarde irmão,

    Após ter escutado a pregação do Pastor Juanribe Pagliarin, da Igreja Paz e Vida, ontem a noite pela rádio, procurei pesquisar, estudar um pouco mais sobre este assunto tão importante para todos nós cristãos, que é o arrebatamento da igreja, o tempo do fim, etc.. Assim, conheci este site hoje, e impressionantemente tudo que ouvi pela rádio se confirmou aqui, o que me leva a crer mesmo que essa É UMA REVELAÇÃO DE DEUS.

    Agradeço ao Senhor Jesus pela sua vida, irmão, continue levando a mensagem da SALVAÇÃO POR MEIO DE JESUS CRISTO para o mundo através da internet.

    Para os amados que ainda não aceitaram Jesus Cristo como seu único, suficiente e exclusivo Salvador, gostaria de dizer que Ele te ama e quer que você habite nos céus com Ele! Faça parte da família de Cristo. Diga: eu o aceito JESUS CRISTO como meu único, suficiente e exclusivo Salvador, entrego a minha vida e tudo que tenho a Ti. E em seguida, procure uma igreja que estude a Palavra de Deus, que é a Bíblia, para você congregar com outros irmãos em Cristo, receber o alimento espiritual e participar da Sante Ceia do Senhor. JESUS ESPERA POR VOCÊ!

    HÁ UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS: JESUS CRISTO (1 Tm 2:5).
    ELE É O ÚNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA. E ISSO É REAL!

    A Paz seja convosco!

  • Alessandro  disse:

    Na Biblia diz que que ninguem sabe quando sera a volta de Cristo, mas de acordo com o estudo podemos datar a volta para um intervalo de anos.Por favor, me tire essa duvida.
    Desde ja agradeço.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Allessandro

      A Volta de Jesus para arrebatar a Sua Igreja está muito próxima, pois, os Sinais Proféticos estão se cumprindo, sendo que o mais evidente e indiscutível, teologicamente, se refere a Criação do Estado de Israel, em 14/05/1948, como cumprimento da Profecia de Isaías 66: 8;

      Tudo isso eu explico no Artigo “O ENIGMA DO SETENTA”, no Site, bem como aprofundo o Assunto sobre a proximidade da Volta de Jesus em outros Artigos, como por exemplo os que seguem abaixo:

      O ENIGMA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA

      O ENIGMA DA GRANDE TRIBULAÇÃO;

      SINAIS DE DEUS ANTESDE JUÍZO

      A COPA DO MUNDO E OS SINAIS DE DEUS

      O ENIGMÁTICO E PROFÉTICO NÚMERO 11

      A ENIGMÁTICA PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

      Lendo esses Artigos e outros certamente você entenderá e terá a sua resposta sobre a Volta de Jesus;

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  • Genésio  disse:

    Estou simplesmente maravilhado com o conteúdo muito bem fundamentado sobre os assuntos escatológicos e são de suma importância para cada crente e Jesus Cristo!

    Tenho me despertado muito para o tema “Fim dos Tempos” e creio que o Espírito Santo tem me falado muito claramente sobre a proximidade do Arrebatamento da Igreja.

    Sou grato a Deus por este site e oro para que o Senhor continue usando o irmão para agregar em nós outros, somatório de responsabilidade para vivenciarmos com corpo, alma e espírito essas dias iminentes à volta de Nosso Senhor Jesus Cristo – Aleluia!!!

  • aloisio bezerra  disse:

    muito forte , concordo com este estudo ; estamos vivendo os ultimos dias da igreja na terra ;……………………………!

  • pr. carlos jair  disse:

    Irmão onir que o senhor continue te iluminando e que sua vida seja um verdadiro estrumento na mão de Deus para levar o ensinamento àqueles que precisam de esclarecimento acerca desses assuntos relacionados com a volta de Jesus e a nação de Israel.Há uns 20 ou 30 anos atras nos púpitos das igrejas pentecostais os lideres(pastores que visavam o bem espiritual das ovelhas)pregavam a volta de jesus e condenavam pela palavra de Deus o pecado, mas, nos nossos dias meu irmão, não vemos mais esses sermões nas maiorias de nossas igrejas pemtecostais ; é bem raro vermos igrejas ouvindo sermões acerca da volta de Jesus ou biblicamente, foi-se ou acabou a glória para muitos, que precisam ouvir esses artigos seus para que voltem ão primeiro amor antes que o arrebatamento os apane desupressa que será a voltado mestre, maranata!!!

  • valdinei  disse:

    gostei muito do estudo nunca vi coisa igual parabéns que Deus continue lhe dando sabedoria do alto ceus

  • eliazar  disse:

    uma verdadeira aula de teologia muito bom bom mesmo

  • Fábio Becker  disse:

    Estou escrevendo esta resposta para questioná-lo sobre a geração de 70 anos, que tu tirastes do versículo do Salmo 90:10, que transcrevo abaixo;
    “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”.

    O salmista estava falando da brevidade da vida humana frente a eternidade de Deus, o que não pode ser tomado como o tamanho de uma geração para a bíblia.

    Muito menos ainda por não estar associando a uma geração, e ainda por estar dando dois números para tal, 70 ou 80, como se uma geração no sentido exato da palavra tivesse a ver com o vigor de alguém.

    Portanto, sugiro que o senhor passe a observar somente a palavra de Jesus, no grego (geneá), para saber o que está dizendo o Senhor Jesus quando se refere a geração, vejamos;

    “ge·ne·á, que léxicos atuais definem nos seguintes termos: “Literalmente, os que descendem dum mesmo antepassado.” (Greek-English Lexicon of the New Testament, de Walter Bauer) “Aquilo que foi gerado, uma família; . . . membros sucessivos duma genealogia . . . ou duma raça de pessoas . . . ou de toda a multidão de homens que vivem numa mesma época”.

    Sendo assim, não temos como associar o ano 1948 com 70 anos, e as palavras do Senhor Jesus, para chegarmos ao arrebatamento por volta de 2018.

    Bem que gostaria que estivesses correto, mas não é assim.

    Outro sim, é que Jesus, estava respondendo a perguntas de seus discípulos que foram feitas de uma vez só, que porém compreendiam fatos que estavam para acontecer ainda dentro daquela geração, como por exemplo a destruição do templo, e fatos que ainda estavam longe, como por exemplo o arrebatamento.

    E o Senhor Jesus, muito sabiamente, responde tudo junto, como de costume, em um enígma, pois a gente, tanto de hoje, como de outrora, gosta de bisbilhiotar nas datas das coisas de Deus, porém Ele não nos permite, para que possamos viver pela fé, que é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção das coisas que estão por vir, e não na certeza dos estudos e cálculo de alguém.

    Cordialmente,
    Fábio

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Fábio

      Causa-me espanto o seu comentário sobre o Salmo 90: 10;

      Estou com 72 anos e apesar de todo o cuidado com a minha qualidade de Vida já sinto o desgaste que o Salmo 90: 10 literalmente afirmam;

      Preste atenção na afirmação de canseira e enfado que o Salmo 90: 10 deixa evidente;

      No meu entendimento tudo o que Jesus afirmou sobre as Profecias de Sua Geração, em relação a destruição do Templo, confirmam o Salmo 90: 10;

      Quanto ao Arrebatamento os Sinais deixam evidentes no céu, na terra, no mar e no ar, e principalmente, em relação ao País, Nação e Pátria de Israel;

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  • Niedja Salvino  disse:

    Paz do Senhor!
    Estou muito pensativa,pois este artigo me esclareceu diversas coisas, e o quanto a igreja como um todo está acomodada, é preciso divulgação,ensinamentos que venham a sensibilizar o povo de Deus,no que se refere ao tempo do fim.Fique com Deus!!!!!

  • Niedja Salvino  disse:

    Paz do Senhor!
    Que nós ,povo de Deus,façamos a nossa parte: proclamar a santa Palavra!!

  • bruno  disse:

    como faço para adqueri um cd desse maravilhoso e tremendo trabalho

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Bruno

      Você adquiri o Livro e eu mando de brinde o Artigo em Word por Email; Você imprime e tem o Trabalho em suas mãos para Estudar à Vontade, junto com o Livro que fala do mesmo Assunto e muito mais.

      Onir

  • yara campos  disse:

    Gloria a DEUS pela sua disposição de usar este meio de comunicação para alertar as pessoas sobre este assunto. Fui estremamente abemçoada.Que o Espirito SAnto de DEUS continue a te usar com muitos outros assuntos biblicos. pois será bemçãos para todos que leem.
    DEUS te abemçõe.

  • claudinei  disse:

    Muito bom eu gostei muito que Deus o abençoe.

  • doroteia  disse:

    A PAZ DO SENHOR IRMÃO ONIR

    SOU ESTUDANTE DE TEOLOGIA E ESSE ESTUDO ENRIQUECEU MEUS ESTUDOS, CONFESSO A VOCÊ QUE ANTES TINHA MUITO MEDO DE LER ASSUNTOS RELACIONADOS AO FIM DOS TEMPOS, MAS HOJE PARA MIM É MUITO GRATIFICANTE, GOSTO MESMO DE LER TUDO O QUE SE RELACIONA A ESTE ASSUNTO. OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO QUE ME TROUXE SEU ESTUDO. FIQUE NA PAZ!

  • Will Mathews  disse:

    Sua pergunta consta nos seguintes versículos:

    Mateus 24:34, Marcos 13:30 e Lucas 21:32. Jesus disse: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram.”

    Uma geração humana corresponde 70 anos;

    Israel teve sua independencia em 11 de setembro de 1948;

    E o mesmo completa 70 anos em 2018;

    Conclusão:Tudo pode acontecer, haja vista Jesus não disse o dia da sua vinda,
    Porem… Plantou pista para nos sabermos que o fim dos tempo esta próximo.
    Mas!! Isso não é motivos para criarmos pânico ou ansiedade.
    Desçaremos no Senhor!!
    A paz!!

  • Samuel  disse:

    Olá!

    Este estudo é fantástico, é pena que não tenho a capacidade de assimilar tudo isto mas, o que pude entender já grande valia.

    Sou grato pelo dom e exposição do mesmo como outros estudos lindo que acompanho.

    Obrigado!

  • eliel brandao  disse:

    uau!e demais,nunca vi nada igual.selá.

  • manoel m.p.almeida  disse:

    gostei muito desse estudo sou prof. da escola biblica e doutrina vou degustar mas muito obrigado por este estudo

  • DIACONO RENATO AGUILA  disse:

    ao didaskalos Onir, que o Senhor nosso Deus te esclareça sempre os seus enigmas, sou professor de EBD e dirijo os cultos de doutrinas da igreja, o seu estudos sobre o numero setenta vem enriquecer mais e mais os meus ensinos.
    quero lhe dizer que nesse mundo sempre vamos encontrar pessoas que discordam de nossos ensinos, sabemos que o nosso Jesus veio para a salvação de TODOS, porem, infelizmente! é FATO! nem todos serão salvos, principalmente nessa geração onde a maioria procuram justificação para o seus atos e amor a esse mundo.
    tem hora que a oração e o silencio é a melhor resposta!
    E não pare! pois a recompensa não está nesse mundo.
    A paz de Cristo Jesus!

  • ELIZABETE DOS SANTOS  disse:

    Graças a Deus por tudo que li. Obrigada Jesus por usar teus filhos

  • Meirelles  disse:

    Esse cálculo “profético” já caiu por terra, se a volta e reino milenar fosse em 2018 então teriamos – (menos 7 anos) da G.Tribulação que daria inicio em 2011 … e não estamos na G.T.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Meirelles

      Releia o Artigo e note que eu fui claro ao afirmar que o Salmos 90: 10 estende uma Geração Profética em até 80 anos, logo, está dentro da Geração Profética;

      O Enigma do 70 está relacionado com o fato de Jerusalém ter sido destruída no Ano 70 DC, cumprindo as Profecias de Jesus, e se estende com a Criação de Israel atual em 1948;

      Deus está dilatando ao máximo o Seu Juízo Profético em relação as Profecias de Jesus sobre a Nova Geração de Israel, a partir de 1948;

      O Artigo tem por Objetivo alertar para o momento Profético que estamos vivendo; nada caiu por terra;

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  • veronicio  disse:

    estou muito grato a Deus por tudo que mim foi revelado. só posso dizer assim apaz do Senhor Jesus
    que Deus continue a ti abençoar + + + +

  • Cláudio Santos  disse:

    Graça e paz do nosso Deus pai e do nosso senhor jesus cristo
    irmão Deus te abençoe pelo ensino,estudo um pouco de escatologia e seu estudo me ajudou muito.paz em jesus!

  • Ricardo  disse:

    Muito bom

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>