O INSÓLITO E DISSIMULADO VOTO DE JEFTÉ

INTRODUÇÃO

Prezado irmão Onir,

A Paz do Senhor!

Li os artigos apresentados por  você  no último e-mail e deu para dar algumas esclarecidas, ok, obrigado.

Agora irmão existe aquela questão que  quando abordamos certas situações em que uma parte concorda, outras discordam e também existe situações que causam um verdadeiro divisor de águas, as opiniões ficam extremamente divididas e nunca se aproxima da realidade bíblica, como é o caso de Jefté.

Gostaria que o irmão desse um esclarecimento maior sobre essa passagem em Juízes: 11, em que  uns afirmam que sua filha morreu em oferenda ao sacrifício prometido, outros dizem que não, apenas devotou sua virgindade  assim por diante. Já li e assisti a opinião de vários teólogos principalmente Norman Geisler e Leandro Quadros. Agora conto com sua participação neste caso! Invista seu conhecimento nesta situação delicada, deixando o Espírito Santo atuar no seu intelecto.

Um forte abraço,

Diante dessa exposição sobre esse Polêmico Assunto  que a Bíblia mostra em Juízes 11  resolvi emitir minha interpretação procurando responder ao Leitor do Site,  em relação  a atitude de Jefté;

O Insólito  e DISSIMULADO  Voto de Jefté  tem sido motivo de discussão pelos mais conceituados Teólogos  da Bíblia;

Insólito = contrário ao costuma; contrário às regras; inabitual.

Dissimulado = encoberto;  disfarçado; não revelando  seus sentimentos  ou  desígnios.

QUEM FOI JEFTÉ?

Jefté foi um Líder Judeu que desempenhou a Função de Juiz no Período característico dos Juízes que Liderava os filhos de Israel; Foi o nono Juiz e liderou por 6 (seis) anos;

Jefté pertencia a Tribo de Manassés ;

Seu pai se chamava Jair que foi Juiz de Israel por vinte e dois anos ( Juízes 10: 3 a 5 ):

Almeida Revista e Atualizada

Juízes

10.3   Depois dele, se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel vinte e dois anos.

10.4   Tinha este trinta filhos, que cavalgavam trinta jumentos; e tinham trinta cidades, a que chamavam Havote-Jair, até ao dia de hoje, as quais estão na terra de Gileade.

10.5   Morreu Jair e foi sepultado em Camom.

JEFTÉ É REJEITADO POR SEUS TRINTA IRMÃOS

Seus irmãos o rejeitaram e por isso ele  refugiou-se em uma cidade na terra de Tobe, um distrito da Síria;

Juízes

11.1   Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta; Gileade gerara a Jefté.

Preste Atenção que Gileade era o pai de Jefté = Jair, gileadita ( Juízes 10: 3).

Preste Atenção nesse detalhe sobre a mãe de Jefté – uma prostituta.

Jefté era um bastardo, isto é, nasceu fora do matrimônio.

11.2   Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes, expulsaram Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher.

11.3   Então, Jefté fugiu da presença de seus irmãos e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saíam.

Em Tobe Jefté tornou-se um Líder de um bando de homens  violentos que ganhavam a vida em lutas e outras atividades violentas;

No Oriente nos dias em que viveu Jefté atividades violentas eram consideradas honrosas desde que fossem direcionadas na defesa de interesses contra inimigos públicos e particulares; (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Editora Candeia)

Jefté adquiriu  habilidades  violentas durante sua permanência no Exílio forçado e que lhe valeram a indicação para Liderar o Povo de Israel contra os Amonitas;

Juízes

11.4   Passado algum tempo, pelejaram os filhos de Amom contra Israel.

11.5   Quando pelejavam, foram os anciãos de Gileade buscar Jefté da terra de Tobe.

11.6   E disseram a Jefté: Vem e sê nosso chefe, para que combatamos contra os filhos de Amom.

11.7   Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura, não me aborrecestes a mim e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, vindes a mim, agora, quando estais em aperto?

11.8   Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso mesmo, tornamos a ti. Vem, pois, conosco, e combate contra os filhos de Amom, e sê o nosso chefe sobre todos os moradores de Gileade.

11.9   Então, Jefté perguntou aos anciãos de Gileade: Se me tornardes a levar para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der a mim, então, eu vos serei por cabeça?

“eu vos serei por cabeça?” = compromisso que deixou os filhos de Israel na completa submissão de Jefté, para engendrar  a sua vingança por ter sido rejeitado inicialmente;

11.10   Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O SENHOR será testemunha entre nós e nos castigará se não fizermos segundo a tua palavra.

“nos castigará se não fizermos segundo a tua palavra” = detalhe importante para se entender o porquê de não haver contestação sobre o Voto de Jefté ;

11.11   Então, Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté proferiu todas as suas palavras perante o SENHOR, em Mispa.

A ÁREA TERRITORIAL DE GILEADE

Gileade era uma Área Territorial que ia desde o Lago da Galiléia até a extremidade norte do Mar Morto; Tinha cerca de 97 Km de comprimento e 32 Km de largura; Ao Norte estava limitada por Basã, e ao Sul por Moabe e Amom;

As Tribos de Gade e Manassés são associadas ao Território de Gileade ao longo da História do Povo Judeu;

Preste Atenção:

O Livro de Juízes no Capítulo 11 e 12 dá ênfase ao aspecto territorial de Gileade conforme o tratamento para os principais personagens, como os exemplos citados;

Jair, o gileadita e Jefté, o gileadita.

Quando os Israelitas se sentiram, oprimidos pelos Amonitas procuraram um Líder que os levassem a se libertarem da opressão, e o escolhido foi Jefté;

As Tribos da Transjordânia, isto é, a Leste do Rio Jordão foram as principais Tribos que ficaram sob  autoridade de Jefté, e faziam parte do território de Gileade;

Juízes

10.17   Tendo sido convocados os filhos de Amom, acamparam-se em Gileade; mas os filhos de Israel se congregaram e se acamparam em Mispa.

10.18   Então, o povo, aliás, os príncipes de Gileade, disseram uns aos outros: Quem será o homem que começará a pelejar contra os filhos de Amom? Será esse o cabeça de todos os moradores de Gileade.

“Será esse o cabeça de todos os moradores de Gileade” = condição que reforçou a vingança de Jefté para engendrar o seu Insólito Voto;

Jefté aceitou o desafio e inicialmente procurou os meios diplomáticos para resolver a opressão que os Amonitas exerciam sobre os Israelitas ( Juízes 11: 12 a 28 );

Como essa estratégia não deu resultados, Jefté  partiu para a guerra contra os Amonitas;

O INSÓLITO E DISSIMULADO VOTO DE JEFTÉ

Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Juízes

11.30   e prometeu ao SENHOR o seguinte: — Se fizeres com que eu vença os amonitas,

11.31   eu queimarei em sacrifício aquele que sair primeiro da minha casa para me encontrar quando eu voltar da guerra. Eu o oferecerei em sacrifício a ti.

11.32   Então Jefté atravessou o rio para lutar contra os amonitas, e o SENHOR lhe deu a vitória.

11.33   Ele derrotou os amonitas desde Aroer até perto de Minite — vinte cidades ao todo — e continuou até Abel-Queramim. Houve uma grande matança, e os israelitas derrotaram os amonitas.

11.34   Quando Jefté voltou para a sua casa, em Mispa, a sua filha saiu ao seu encontro, dançando e tocando pandeiro. Era filha única; ele não tinha mais nenhuma filha ou filho.

11.35   Quando Jefté a viu, ficou desesperado, rasgou as suas roupas e disse: — Ah! Minha filha! Você está partindo o meu coração! Por que tem de ser você quem me vai fazer sofrer? Eu fiz uma promessa a Deus, o SENHOR, e não posso voltar atrás.

11.36   Ela respondeu: — Se o senhor fez uma promessa ao SENHOR Deus, faça de mim o que prometeu. Pois o SENHOR Deus deixou que o senhor se vingasse dos nossos inimigos, os amonitas.

 11.37   E continuou: — Só peço uma coisa: deixe que eu vá com as minhas amigas pelos montes e chore durante dois meses porque nunca chegarei a ser mãe.

11.38   E o pai deixou que ela fosse por dois meses. Então ela e as suas amigas saíram pelas montanhas, chorando porque ela nunca chegaria a ser mãe.

11.39   Depois dos dois meses, ela voltou para o pai. E ele fez o que havia prometido a Deus. Assim ela morreu virgem. Daí veio o costume de as mulheres israelitas

11.40   saírem durante quatro dias, todos os anos, para chorar pela filha de Jefté, o gileadita.

O VOTO DE JEFTÉ E O SACRIFÍCIO DE ABRAÃO

A Bíblia cita que ao longo da História do Povo Judeu um dos seus Pecados Abomináveis foram os Sacrifícios Humanos;

Tudo indica que Jefté interpretou a Ordem de Deus para Abraão no Episódio de Isaque como base para um Sacrifício Humano, sem Discernir que Deus jamais iria contradizer os Preceitos da Lei dadas  a  Moisés;

O Episódio da Ordem de Deus para Abraão teve sentido Profético e Enigmático, e eu explico com detalhes no Artigo “O SACRIFÍCIO PROFÉTICO”, no Site;

Preste Atenção que até aquele momento da História dos Judeus a Bíblia não cita nenhum Sacrifício Humano:

Tudo indica que a partir do Insólito  e  Dissimulado Voto de Jefté e sua execução é que o Povo  Judeu passou a praticar Sacrifícios Humanos numa interpretação equivocada, como podemos constatar pelo Rei Acaz, em 2º Crônicas 28: 3 e o Rei Manassés em 2º Crônicas 33: 6:

A MALIGNIDADE DO REI ACAZ

2 Crônicas

28.3   Também queimou incenso no vale do filho de Hinom e queimou a seus próprios filhos, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR lançara de diante dos filhos de Israel.

A MALIGNIDADE DO REI MANASSÉS

2 Crônicas

33.6   queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira.

POR QUE JEFTÉ FEZ  UM  INSÓLITO  E DISSIMULADO VOTO?

Insólito = contrário ao costuma; contrário às regras; inabitual.

Jefté fez um Voto contrário ao que preceitua as Escrituras Sagradas

Dissimulado = encoberto;  disfarçado; não revelando  seus sentimentos  ou  desígnios.

Jefté fez um Voto procurando encobrir suas verdadeiras intenções de vingança;

A inclusão de Jefté na relação dos Heróis da Fé pelo escritor  de  Hebreus  11: 32 é uma mostra de grande significado quanto a dissimulação perfeita no Voto em questão.

Hebreus

11.32   E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,

Jefté, com o seu Insólito e dissimulado Voto se mostrou ignorante quanto ao que preceitua as Escrituras Sagradas amplamente claras em  Deuteronômio 18: 10; Deuteronômio 12: 30 e 31):

Deuteronômio

18.10   Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Deuteronômio

12.30   guarda-te, não te enlaces com imitá-las, após terem sido destruídas diante de ti; e que não indagues acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações aos seus deuses, do mesmo modo também farei eu.

12.31   Não farás assim ao SENHOR, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses.

Temos ainda a acrescentar as referências em Levítico 18: 21 e Levítico 20: 2 como advertência de Deus anterior a Juízes, e que Jefté  não observou:

Levítico

18.21   E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR.

Levítico

20.2   Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará.

O DESEJO DE VINGANÇA DE JEFTÉ

Eu OUSO interpretar a atitude insólita e dissimulada de Jefté como uma forma de se vingar de seus Irmãos, esperando que um deles  ou um de seus descendentes  se apresentasse após a sua volta Vitorioso da Guerra;

Jefté queria se vingar de seus irmãos que o expulsaram de casa ( Juízes 11: 2 ):

11.2   Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes, expulsaram Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher.

Jefté era um  Homem “ moldado no cadinho” do nascimento pecaminoso, no “cadinho da rejeição”, no “cadinho da sobrevivência pela violência”, no desejo de vingança;

CADINHO = vaso empregado em operações químicas a temperaturas elevadas, que no caso trata-se de uma figura metafórica que eu usei para ilustrar a formação do caráter de Jefté.

Somente um homem com um caráter “moldado” na violência e na vingança, associado à ignorância dos preceitos das Escrituras Sagradas formularia um Insólito e Dissimulado Voto e o executaria;

Jefté tinha apenas uma filha e nenhum outro filho, e jamais pensou que fosse ela que apareceria  para ser imolada e queimada em holocausto;

Preste atenção para o fato de que se Jefté não esperava que fosse sua filha que seria sacrificada (Juízes 11: 35 ), então sobraria sua mulher, considerando apenas essas duas pessoas de sua Família;

Na verdade Jefté ao se referir a sua casa estava incluindo os seus 30 (trinta) irmãos e seus familiares em geral, por parte de Pai, que os expulsaram de casa ( Juízes 11: 7 )

11.7   Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura, não me aborrecestes a mim e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, vindes a mim, agora, quando estais em aperto?

PENSE NISSO:

Da mesma forma como Jefté tinha Mulher e uma filha,  seus trinta irmãos formavam uma  numerosa Família de mulheres, sobrinhos, sobrinhas, noras e genros;

Eu ouso interpretar a atitude de Jefté com seu Insólito e Dissimulado Voto como uma estratégia para se vingar de seus irmãos, pelo prazer de matar um deles, aproveitando o aspecto Religioso da Época, e a autoridade que lhe foi autorgada, conforme Juízes 11: 11:

11.11   Então, Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté proferiu todas as suas palavras perante o SENHOR, em Mispa.

O GRANDE DETALHE DA DISSIMULAÇÃO

Jefté só revelou o seu Voto após o regresso vitorioso da Guerra, pois, se tivesse revelado antes sua filha saberia e não seria a primeira pessoa que ele avistaria.

Quando Jefté viu que foi sua filha e não um de seus Irmãos ou descendentes, proferiu a palavra casa, dissimulando sua real intenção, porém não podia voltar atrás com o Voto, pois, certamente era ignorante de parte das Escrituras, porém conhecia Eclesiastes 5: 4 e 5:

Eclesiastes

5.4   Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.

5.5   Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.

Jefté ao fazer o Voto de Sacrificar uma pessoa pela Vitória na Guerra  tinha em mente que muitos iriam morrer em combate sacrificando suas vidas, logo, ele entendia, lamentavelmente, que uma pessoa da Cidade ser sacrificada em Holocausto era perfeitamente justo, principalmente sendo de sua própria parentela de Irmãos, e não do Povo em Geral, e desta forma seu gesto insólito e dissimulado não seria percebido como vingança;

Como diz o ditado popular: “o tiro saiu pela culatra”

PENSE NISSO:

A Vingança, bem como, perseguição,  tem marcado o comportamento de muitos no decurso da História de Israel, da Igreja antes e depois da Reforma Protestante,  lamentavelmente sempre com insólitos e dissimulados  comportamentos, ainda hoje.

HOLOCAUSTO OU APENAS CONSAGRAÇÃO AO SERVIÇO DO SENHOR?!

Muitas são as interpretações de que o Voto de Jefté não se referia a Holocausto, e sim, apenas uma consagração ao Serviço do Senhor, estabelecido àquela Época;

Veja o que diz a Bíblia sobre o Serviço do Senhor:

Deuteronômio

23.2   Nenhum bastardo entrará na assembléia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará nela.

Jefté era um bastardo logo sua geração estava incluída na referência de Deuteronômio 23: 2.

A Bíblia não cita a mulher de Jefté, porém ele jamais iria dedicar sua Mulher,  se fosse ela que aparecesse  primeiro, ao Serviço do Senhor, que era prerrogativa de Homem, e ainda mais, era esposa de um bastardo;

Sua filha era uma virgem, porém não existe nenhuma referência que desse base para  sua  consagração ao Serviço do Senhor nas condições estabelecidas pela Lei de Moisés, que era prerrogativa dos Levitas, e ainda mais, era filha de um bastardo;

Certamente essas duas situações não foram o  sentido para o Insólito e Dissimulado  Voto de Jefté;

POR QUE DEUS PERMITIU A VITÓRIA DE JEFTÉ DIANTE DE SEU INSÓLITO  E  DISSIMULADO VOTO? 

A resposta está em que os filhos de Israel antes de terem escolhido  Jefté para os liderar haviam tomado uma posição de ARREPENDIMENTO diante do Senhor conforme nos mostram as referências em Juízes 10: 15 a 18:

Juízes

10.15   Mas os filhos de Israel disseram ao SENHOR: Temos pecado; faze-nos tudo quanto te parecer bem; porém livra-nos ainda esta vez, te rogamos.

10.16   E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao SENHOR; então, já não pôde ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel.

“então, já não pôde ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel.”

Quem não pode reter a sua compaixão?!

Resposta = Deus não pode reter Sua compaixão = entendeu?!

Preste Atenção como funciona o “Coração” de Deus diante do Arrependimento de um Povo quando esse clama pela Sua Misericórdia, Bondade e Amor;

Deus pelo Atributo de Sua Justiça diante do Clamor pela Misericórdia, Bondade e Amor deu a Vitória ao Povo de ISRAEL, e não pelo Insólito e Dissimulado Voto de Jefté; Ver “Atributos de Deus”, no Artigo “O POETA CRIADOR”, no Site.

Preste Atenção que Deus sonda os corações  em perfeito ARREPENDIMENTO;

Preste Atenção no exemplo do Ladrão da Cruz em relação a Deus e o ARREPENDIMENTO ( Lucas 23: 42 e 43 );

Lucas

23.42   E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.

23.43   Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

A Vitória dos filhos de Israel sobre a Liderança de Jefté foi uma resposta de Deus pelo ARREPENDIMENTO dos filhos de Israel, e não pelo Insólito e Dissimulado Voto de Jefté;

Este  detalhe sobre o Arrependimento dos filhos de Israel em Juízes 10: 15 a 18 não tem sido observado por àqueles que têm procurado estudar o Assunto;

Preste Atenção que a cegueira espiritual de Jefté associada ao seu desejo de vingança contra os seus  30 (trinta) irmãos por parte de Pai levou-o a crer que foi através de seu Insólito e Dissimulado Voto que Deus lhe deu a Vitória contra os Amonitas;

Preste Atenção que Jefté  se aproveitou do fato de que os filhos de Israel estavam angustiados pela opressão do inimigo, e tomariam como vontade de Deus um Sacrifício Humano;

Preste Atenção que o Episódio mostra que Deus não aprovou o Insólito e Dissimulado Voto de Jefté, e, colocou sua filha entre ele e o seu Voto, porém Jefté não soube entender a resposta de Deus para que Jefté não Sacrificasse ninguém;

Deus não poderia aceitar um Sacrifício Humano condenado em Sua Palavra, e por isso o misterioso motivo de ter sido a filha e não outro parente no Episódio;

Antes de formular o seu Insólito e Dissimulado Voto, a obsessão de Jefté pelo desejo de vingança  OBSCURECEU seu entendimento de que sua Mulher ou sua filha poderiam ser motivo do Sacrifício;

O CUMPRIMENTO DO INSÓLITO E DISSIMULADO VOTO DE JEFTÉ

Todos os indícios mostram que Jefté realmente sacrificou sua filha como cumprimento do seu Insólito e Dissimulado Voto, imaginando que sua Vitória na Guerra foi uma resposta de Deus, em função do seu Voto;

Almeida  Revista  e Atualizada

Juízes

11.34   Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha.

“não tinha ele outro filho nem filha.” = detalhe importante no contexto do  Insólito Voto.

11.35   Quando a viu, rasgou as suas vestes e disse: Ah! Filha minha, tu me prostras por completo; tu passaste a ser a causa da minha calamidade, porquanto fiz voto ao SENHOR e não tornarei atrás.

11.36   E ela lhe disse: Pai meu, fizeste voto ao SENHOR; faze, pois, de mim segundo o teu voto; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

11.37   Disse mais a seu pai: Concede-me isto: deixa-me por dois meses, para que eu vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.

11.38   Consentiu ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então, se foi ela com as suas companheiras e chorou a sua virgindade pelos montes.

11.39   Ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido; assim, ela jamais foi possuída por varão. Daqui veio o costume em Israel

11.40   de as filhas de Israel saírem por quatro dias, de ano em ano, a cantar em memória da filha de Jefté, o gileadita.

Preste Atenção = “a cantar em memória”

O versículo 11: 40 não deixam dúvidas que a filha de Jefté foi morta, pois, só se presta homenagem em MEMÓRIA, por quem já tenha falecido;

Preste Atenção que era costume das jovens em Israel casarem-se e terem filhos;

Quando isso não acontecia faziam-se lamentações pela donzela quando ela morria, ou ficava impossibilitada de realizar o costume;

Era considerada uma desgraça uma jovem como a filha de Jefté morrer naquelas condições, sem ter casado e sem ter filhos;

O pedido da filha de Jefté de permanecer dois meses em lamentações foi em função de não poder cumprir o citado costume – casar e ter filhos;

A partir de Juízes 11; 40 não se faz mais nenhuma referência a filha de Jefté, como prova de sua morte;

DOIS MESES PARA ESTUDAR AS ESCRITURAS

Da mesma forma como Deus colocou a filha de Jefté entre ele e seu Insólito Voto, da mesma forma inspirou sua filha para pedir DOIS MESES de vida antes de ser sacrificada;

Jefté não aproveitou e nem entendeu o propósito de Deus para que ele aproveitasse o Tempo  de DOIS MESES ,suficiente,  para Estudar as Escrituras;

Tivesse Jefté abandonado o seu ódio de vingança  e quebrantasse o seu coração teria entendido que entre NÃO cumprir um INSÓLITO VOTO, contrariando o que diz  Eclesiastes 5: 4 e 5, porém  obedecido o que diz as Escrituras em Deuteronômio 18: 10:

Deuteronômio

18.10   Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Entre obedecer  Eclesiastes  5: 4 e 5  OU  obedecer Deuteronômio 18: 10, Jefté deveria obedecer Deuteronômio 18: 10, evidentemente,  faria uma OBLAÇÃO  pelo seu pecado, segundo Levítico 16, e teria se consertado diante de Deus;

Hebreus

13.11   Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento.

Deus deu o Tempo  – DOIS MESES – necessário e suficiente para Jefté observar as Escrituras e livrar-se do seu pecado;

LIÇÃO TEOLÓGICA PARA NOSSAS VIDAS

A  partir de 2011 Deus está dando o Tempo necessário e suficiente para que se observe as Escrituras quanto  aos Sinais e à  Volta de Jesus para  o Arrebatamento;

Sobre  2011 e os Sinais para a Volta de Jesus, interessante  acessar  a Conclusão Final do Artigo “O ENIGMA DO NASCIMENTO DE JESUS”, no Site.

Ver  TAMBÉM os Artigos “SINAIS DE DEUS ANTES DE JUÍZO”, e , “O ENIGMÁTICO E PROFÉTICO  NÚMERO 11” , no Site.

CHIBOLETE  E  NÃO SIBOLETE

Após a Vitória dos filhos de Israel sobre os Amonitas ouve uma Guerra Civil entre os Efaimitas e os gileaditas  liderados por Jefté;

Os Efraimitas se sentiram desprestigiados por não terem sido convocados a participar da Guerra contra os Amonitas e desta forma resolveram se vingar de Jefté  iniciando uma Guerra Civil entre os próprios Judeus; Ver todos os detalhes em Juízes 12: 1 a 7;

Sendo os Efraimitas DERROTADOS e os fugitivos efraimitas infiltrados no meio dos Gileaditas e Manassés, tentando escapar de serem identificados e mortos,  eram obrigados a dizer a palavra CHIBOLETE;

Como os Efraimitas por questões de sotaque regional  trocavam o “CH” por “S”, e diziam SIBOLETE eram identificados e degolados pelos gidealitas;

Juízes

12.5   Porém os gileaditas tomaram os vaus do Jordão que conduzem a Efraim; de sorte que, quando qualquer fugitivo de Efraim dizia: Quero passar; então, os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? Se respondia: Não;

12.6   então, lhe tornavam: Dize, pois, chibolete; quando dizia sibolete, não podendo exprimir bem a palavra, então, pegavam dele e o matavam nos vaus do Jordão. E caíram de Efraim, naquele tempo, quarenta e dois mil.

Nessa operação de Guerra foram mortos 42 mil efraimitas numa demonstração da Insana vingança e violência de que era possuído o caráter de Jefté, que não tinha compaixão nem de seu próprio Povo, comprovado nesse Episódio.

CONCLUSÃO

Jefté dissimulou tão bem o seu Insólito Voto que enganou ou confundiu até os mais renomados Teólogos que procuraram interpretá-lo;

Por ironia do destino ou por Juízo de Deus, contra a atitude  pecaminosa de Jefté, sua  única filha foi a primeira pessoa de sua  enorme parentela  quem ele  primeiro avistou ao regressar vitorioso da Guerra;

2º Crônicas 28: 3 e 2º Crônicas 33: 6  são  as  maiores  evidências e provas   de que Jefté  cumpriu o Sacrifício de Morte de sua filha, pois, o Rei Acaz e o Rei Manassés apenas  imitaram  o gesto de Jefté, no decurso da História do Povo Judeu;

Jefté liderou os filhos de Israel por apenas 6 (seis), misteriosos,  anos, e morreu ( Juízes 12: 7 );

CONCLUSÃO FINAL

Imitar o que está “dando certo” em prejuízo do absolutamente certo tem levado muitos à Heresias;

Uma Denominação passa a proceder uma forma de “doutrina” herética que dá equivocadamente certo, como o Insólito e Dissimulado Voto de Jefté, e logo  é imitado por outras;

Oséias

4.6   O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Estamos vivendo o Período das imitações heréticas oficializadas;

Uma Denominação Oficializa uma Heresia, e logo é seguida por  outras  Denominações;

Exemplos de Heresias Oficializadas em execução:

– Doutrina dos Objetos Ungidos;

– Títulos Eclesiásticos Pomposos;

– Idolatria;

– Entre Outras

“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros – 1º Samuel 15.22. “ 

Eclesiastes

5.1   Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

PENSE NISSO:

INDIFERENÇA E INGRATIDÃO

Sobre este Assunto acessar a Seção “O AUTOR”, no Site.

……………………………………………. X ……………………………………….

“Este Artigo é de inspiração posterior à Publicação do Livro anunciado”

Os Artigos do Site complementam assuntos do Livro.

Na hipótese de ser importante, SUGIRO A INDICAÇÃO  do Artigo e o SITE.

Próximos Assuntos a serem incluídos no Site, paulatinamente:

– O ENIGMA DO NOVO CÉU E NOVA TERRA

– O PROFÉTICO E ENIGMÁTICO PERÍODO EDÊNICO

– ETC

OBS: Na hipótese de concordar que o Assunto é importante, copie o endereço do Site www.assuntospolemicosdabiblia.com imprima o máximo numa folha A4, corte em pedaços, e distribua, como instrumento de fazer a Obra do REINO DE DEUS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

136 comentários para O INSÓLITO E DISSIMULADO VOTO DE JEFTÉ

  • Bruno  disse:

    Um de seus melhores artigos Onir, para honra e glória de nosso Senhor Jesus. Ouso dizer que mesmo sacrificando sua filha, Jefte não se arrependeu, pelo contrário, aumentou ainda mais seu rancor e sede de vigança. Achei intrigante também a questão dos dois meses. Existe alguma razão cultura ou religiosa para esta prazo ou você acredita que seja uma mensagem profética para nossos dias? Deus te abençoe

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Bruno

      Obrigado pelas palavras abençoadoras;

      Quanto ao Período de DOIS MESES, foi um prazo específico para Jefté, e não tem nenhuma relação Profética com a Volta de Jesus;

      Porém, em relação a Volta de Jesus,Deus, também está dando um Prazo indefinido para os nossos dias a partir de 2011, no meu entendimento;

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  • Fake Oakley Sunglasses  disse:

    That’s a good post.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Dear Fake Oakley

      Thank you for contacting and words of encouragement;

      I suggest that discloses the Site in season and out of time and so will be doing the work of the Heavenly Kingdom;

      Stay in the Peace of Jesus.

      Onir

  • moncler jacken  disse:

    It’s a nice post.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Dear Moncler Jacken

      Thank you for contacting and words of encouragement;

      I suggest that discloses the Site and so is accumulating treasure in heaven;

      Stay in the Peace of Jesus.

      Onir

  • Renata  disse:

    Ótimo!

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezada Renata

      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo;

      Sugiro que divulgue o Site em tempo e fora de tempo e assim estará fazendo a Obra do Reino Celestial;

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  • Solyn  disse:

    You saved me a lot of halsse just now.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      Prezado Solyn

      Você quis dizer: You saved me a lot of hassle just now.

      Traduzindo: Você me salvou um monte de problemas agora.

      Onir

  • Wagner Inácio Fiorito  disse:

    Caro Onir, parabéns pela interpretação do texto, um artigo muito esclarecedor aos olhos de quem está a procura de da verdadeira palavra de Deus.

  • julio cesar  disse:

    Muito bom gostei não existe interpretação melhor do que essa, que Deus te abençoe mais e mais a cada dia e que o espirito de Deus te ilumine muito mais até a próxima irmão.

  • elias coelho  disse:

    a paz do Senhor muito bom este estudo esclareceu para mim temos que ter cuidado quando formos fazer algum voto a Deus

  • Afton Hughey  disse:

    I simply want to mention I am just all new to blogs and honestly savored you’re web page. Likely I’m going to bookmark your website . You definitely have excellent posts. Thanks a bunch for sharing your web-site.

  • marijuana doctor  disse:

    I simply want to say I’m new to blogging and site-building and seriously liked this blog site. Most likely I’m want to bookmark your website . You certainly come with exceptional articles. Appreciate it for revealing your web page.

  • Elbert Doble  disse:

    I do believe all of the concepts you have introduced to your post. They are very convincing and can certainly work. Still, the posts are very quick for beginners. May you please prolong them a little from subsequent time? Thank you for the post.

  • Lorilee Schmeider  disse:

    Fantastic web site. A lot of useful information here. I am sending it to some buddies ans also sharing in delicious. And naturally, thank you in your effort!

  • arredo bagno  disse:

    Wow, awesome blog structure! How long have you ever been blogging for? you made running a blog glance easy. The whole look of your website is fantastic, let alone the content!

  • Launa Soffa  disse:

    Terrific work! That is the type of information that are meant to be shared across the internet. Disgrace on Google for now not positioning this put up higher! Come on over and talk over with my website . Thanks =)

  • Ping G20 Irons  disse:

    Everyone loves it when folks get together and share opinions. Great blog, continue the good work!

  • find more  disse:

    Pretty! This has been an extremely magnificent clause. Scores of thanks for providing this information.

  • Delcie Dingwall  disse:

    Great web site. Plenty of helpful info here. I am sending it to several friends ans additionally sharing in delicious. And obviously, thank you in your effort!

  • arredamento  disse:

    Someone essentially assist to make critically posts I would state. This is the very first time I frequented your web page and to this point? I amazed with the analysis you made to create this particular put up extraordinary. Magnificent job!

  • Continued  disse:

    WONDERFUL Post.thanks for share..more wait .. …

  • data recovery software  disse:

    I was just looking for this information for a while. After 6 hours of continuous Googleing, at last I got it in your web site. I wonder what is the lack of Google strategy that don’t rank this type of informative websites in top of the list. Normally the top sites are full of garbage.

  • mobili classici  disse:

    Hello. remarkable job. I did not expect this. This is a great story. Thanks!

  • Keenan Delcolle  disse:

    You are a very intelligent individual!

  • http://vuelosbaratosya.es  disse:

    Great I always thought this topic. I will be sharing this link to my family! Thank you for this blog. I hope to hear from you in the future.

  • backup pc  disse:

    I was suggested this web site by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are wonderful! Thanks!

  • Site link  disse:

    I’d have to check with you here. Which is not something I usually do! I enjoy reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to comment!

  • free reverse cell phone lookup  disse:

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is excellent blog. A fantastic read. I’ll definitely be back.

  • Helpful resources  disse:

    you have a great blog here! would you like to make some invite posts on my blog?

  • Additional reading  disse:

    Nice post. I learn something more challenging on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content from other writers and practice a little something from their store. I’d prefer to use some with the content on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll give you a link on your web blog. Thanks for sharing.

  • Bonny Fritzgerald  disse:

    I think this is one of the most significant information for me. And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things, The web site style is perfect, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

  • chaise bistrot  disse:

    I’m very happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the accidental misinformation that’s at the other blogs. Appreciate your sharing this greatest doc.

  • uggs norge  disse:

    Enjoyed reading this, very good stuff, regards . “All things are difficult before they are easy.” by John Norley.

  • uggs norge  disse:

    I have not checked in here for some time because I thought it was getting boring, but the last few posts are good quality so I guess I’ll add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  • My link  disse:

    This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

  • dvd to ipod  disse:

    Wonderful website. Plenty of useful information here. I am sending it to a few pals ans additionally sharing in delicious. And obviously, thank you in your effort!

  • Car insurance hawaii  disse:

    I like it when folks get together and share thoughts. Great website, stick with it!

  • Modafinil Provigil  disse:

    This page truly has all of the information I needed concerning this subject and didn’t know who to ask.

  • Wipe new  disse:

    There’s definately a lot to learn about this issue. I really like all the points you made.

  • click now  disse:

    Identified this on Google and I’m glad I did. Nicely written report.

  • tiffany jewelry cheap  disse:

    Hey there, You have done an excellent job. I will certainly digg it and personally recommend to my friends. I’m confident they will be benefited from this web site.

  • novoslim  disse:

    WONDERFUL Post.thanks for share..more wait .. …

  • Latest Scholarships List  disse:

    Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your website is magnificent, let alone the content!

  • nowe filmy online  disse:

    Book-marking today cheers, an excellent speedy read. Will certainly re-tweet in the future!

  • cheap uggs  disse:

    Someone essentially assist to make significantly posts I would state. This is the very first time I frequented your web page and so far? I surprised with the research you made to make this actual put up incredible. Fantastic job!

  • uggs pas cher  disse:

    I am so happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the accidental misinformation that is at the other blogs. Appreciate your sharing this best doc.

  • discount uggs  disse:

    You actually make it seem so easy with your presentation however I find this topic to be actually something that I feel I would never understand. It kind of feels too complicated and very broad for me. I’m looking ahead in your next put up, I will try to get the cling of it!

  • uggs outlet  disse:

    I simply wanted to post a quick message to be able to say thanks to you for the marvelous recommendations you are writing on this website. My particularly long internet lookup has at the end been honored with sensible know-how to share with my contacts. I ‘d declare that most of us website visitors are really endowed to dwell in a notable site with very many special individuals with good advice. I feel rather happy to have seen the web pages and look forward to so many more awesome minutes reading here. Thanks a lot once more for all the details.

  • Armand  disse:

    Hello near, just was alert to your blog through Google, and located that it is truly informative. I am gonna watch absent on behalf of brussels. I’ll appreciate in the event you continue this in hope. A lot of additional nation will possible be real benefited outdated of your writing. Cheers!

  • uggs outlet  disse:

    Excellent web site. Lots of helpful information here. I am sending it to a few pals ans also sharing in delicious. And of course, thank you on your sweat!

  • ghd nz  disse:

    Hi my loved one! I want to say that this post is awesome, great written and include almost all important infos. I would like to look extra posts like this.

  • cheap uggs  disse:

    I am glad for commenting to let you be aware of what a nice discovery my wife’s child enjoyed browsing your blog. She discovered so many things, most notably how it is like to possess an incredible teaching spirit to make others without hassle learn about specified impossible subject matter. You truly surpassed her desires. Thank you for coming up with such practical, trusted, informative and even fun guidance on that topic to Gloria.

  • Arnoldo  disse:

    Hey there, You’ve completed a fantastic vacancy. I’ll definitely digg it and personally put forward to my friends. I’m definite they will be benefited from this site.

  • look at this web-site  disse:

    Volunteers on Demanding Assignments

    Wonderful work! This is the kind of info that are meant to be shared across the net. Disgrace on the seek engines for not positioning this post higher! Come on over and seek advice from my site . Thank you =)

  • marques  disse:

    Thanks for every other informative web site. Where else may I get that kind of information written in such an ideal manner? I’ve a mission that I am simply now working on, and I have been at the look out for such information.

  • sac louis vuitton  disse:

    I just couldn’t depart your site before suggesting that I really enjoyed the usual information a person supply in your guests? Is going to be back frequently in order to check out new posts.

  • klik  disse:

    Hiya. Self-same careful website!! Guy .. Striking .. Superb .. I’ll bookmark your website and obtain the feeds also…I’m happy to locate many helpful information here surrounded by the article. Thank you for sharing..

  • Monitoring Nowy S?cz  disse:

    Great – I must certainly say I’m impressed with your website. I had no bug navigating through every one tabs as fine as related in sequence. The locate wrecked in the lead being correctly laid-back to access. Polite job..

  • Learn More  disse:

    Only wanna comment on few general things, The website design is perfect, the written content is rattling excellent :D.

  • uggs canada  disse:

    I’m still learning from you, but I’m trying to achieve my goals. I definitely liked reading all that is written on your site.Keep the tips coming. I enjoyed it!

  • ugg boots sale  disse:

    My brother suggested I might like this web site. He was entirely right. This post actually made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

  • discount uggs  disse:

    As a Newbie, I am continuously exploring online for articles that can be of assistance to me. Thank you

  • louis vuitton uk  disse:

    Wow! This could be one particular of the most helpful blogs We’ve ever arrive across on this subject. Basically Excellent. I’m also a specialist in this topic therefore I can understand your hard work.

  • ccie training  disse:

    I got what you mean , regards for putting up.Woh I am happy to find this website through google. “Being intelligent is not a felony, but most societies evaluate it as at least a misdemeanor.” by Lazarus Long.

  • ugg boots outlet  disse:

    I’ve discover some great things right here. Undoubtedly price tag bookmarking for revisiting. I ponder just how much work you spot to produce this kind of wonderful useful website.

  • uggs clearance  disse:

    I was reading through some of your blog posts on this website and I believe this internet site is very instructive! Retain posting .

  • Admiring the time and effort you put into your site and detailed information you provide. It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed information. Great read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  • Marilynn Zunich  disse:

    I was afraid to dive into php, but gave it a shot after reading this. By no means genuinely enjoy WordPress’ comment system. Many thanks for the tips to get me commenced.

  • Extra resources  disse:

    But wanna input on few general things, The website style and design is perfect, the content is really great : D.

  • uggs outlet  disse:

    I truly appreciate this post. I have been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thank you again!

  • sac louis vuitton  disse:

    I see something genuinely special in this site.

  • Get golf lessons on YouTube  disse:

    I saw something about that topic on Tv final night. Wonderful post.

  • dod ia training  disse:

    very great post, i surely adore this site, persist in it

  • take my online class  disse:

    You need to be a part of a contest for one of the highest quality sites on the web. I most certainly will highly recommend this website!

  • beach wedding ideas  disse:

    I want to to thank you for this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it. I’ve got you bookmarked to check out new things you post…

  • Find the best golf instructions  disse:

    hello!,I like your writing quite significantly! share we communicate far more about your short article on AOL? I will need a specialist on this region to resolve my problem. May be that’s you! Hunting forward to find out you.

  • SEO What Is SEO  disse:

    Your style is unique compared to other people I have read stuff from. Thank you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I’ll just book mark this blog.

  • maria gulshan  disse:

    Very energetic article, I liked that bit. Will there be a part 2?

  • I’m impressed, I’ve to admit. Truly seldom will i encounter a weblog that’s each educative and entertaining, and with out a doubt, you’ve hit the nail on the head. Your concept is outstanding; the problem is something that also couple of people are speaking intelligently about. I’m delighted that we came across this within my seek out some issue relating to this.

  • take my online class  disse:

    Hi there! I could have sworn I’ve visited this blog before but after browsing through many of the articles I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly delighted I discovered it and I’ll be bookmarking it and checking back often!

  • louis vuitton bags  disse:

    Magnificent goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you are just too wonderful. I really like what you have acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it wise. I can’t wait to read far more from you. This is really a tremendous web site.

  • ghd australia  disse:

    I simply desired to thank you so much all over again. I am not sure what I could possibly have made to happen without these secrets shared by you concerning that theme. This has been an absolute terrifying problem for me, but being able to view this skilled avenue you handled that forced me to weep over delight. I am just grateful for this assistance and believe you realize what a powerful job that you’re accomplishing training many people by way of your websites. More than likely you have never encountered any of us.

  • cell phone spy software  disse:

    It?s arduous to seek out educated people on this matter, however you sound like you recognize what you?re speaking about! Thanks

  • Newcastle Real Estate  disse:

    May I simply say what a relief to find somebody who truly understands what they’re talking about on the web. You certainly know how to bring an issue to light and make it important. More people must look at this and understand this side of the story. I was surprised that you aren’t more popular given that you most certainly possess the gift.

  • cheap ghd  disse:

    Real nice design and good written content , nothing at all else we want : D.

  • Plantar fasciitis treatment  disse:

    I blog frequently and I genuinely appreciate your information. Your article has really peaked my interest. I am going to take a note of your website and keep checking for new details about once per week. I subscribed to your Feed as well.

  • Web Hosting  disse:

    This website was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me. Many thanks!

  • ghd australia  disse:

    I have been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

  • ghd gold  disse:

    Great ? I should certainly pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..

  • Chastity Patient  disse:

    Just wanna remark on couple of common things, The web site style is perfect, the subject matter is rattling good

  • Dedicated Server Hosting  disse:

    I could not refrain from commenting. Very well written!

  • ios 7 jailbreak  disse:

    It’s hard to come by educated people about this subject, but you seem like you know what you’re talking about! Thanks

  • Tracey Shackelford  disse:

    Hi there friends, its impressive article regarding tutoringand entirely explained, keep it up all the time.

  • network  disse:

    I found your website web site on google and test a number of of one’s early posts. Continue to keep up the pretty fantastic operate. I just additional up your RSS feed to my MSN Details Reader. Trying to find forward to reading additional from you afterward!…

  • Raul  disse:

    You should engage carve up in a contest on behalf of one of the mainly beneficial sites on the net.
    I most undoubtedly will suggest this blog!

  • superficies Thailand  disse:

    Howdy! I could have sworn I’ve been to your blog before but after going through a few of the posts I realized it’s new to me. Anyways, I’m certainly pleased I found it and I’ll be book-marking it and checking back often!

  • chat line  disse:

    Compulsuve Achiever

    Thanks for some other informative website. The place else may just I am getting that kind of info written in such a perfect approach? I have a undertaking that I’m simply now running on, and I’ve been on the look out for such info.

    • Onir Francisco Damas  disse:

      APPRECIATION:

      I express my gratitude to all those who have spoken in the English language showing their joy and gratitude for the Divine Gift this Site;

      I know that not master the English language, many comments were left unanswered or were not posted by not knowing how to answer them;

      I wrote this post in Portuguese and used Google Translator, once again, I apologize for the misunderstanding;

      Stay in the Peace of Jesus.

      Onir

  • Lauri  disse:

    It’s practically unworkable to find educated people in this exact subject matter, on the contrary you sound in the vein of you know what you’re talking about! Thanks

  • Cheap Web Hosting  disse:

    Hi, Neat post. There is an issue together with your web site in web explorer, could check this… IE still is the marketplace leader and a large component to folks will omit your wonderful writing due to this problem.

    • Luiz Claudio  disse:

      We have reported some problems with Internet Explorer, yours is the first. Please check your browser version and update if necessary. To better analyze sende me the print screen, please.

  • Oklahoma City roof repair  disse:

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this write-up and the rest of the site is extremely good.

  • uggs clearance  disse:

    A person necessarily help to make significantly articles I’d state. That is the very first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the analysis you made to make this actual put up extraordinary. Excellent job!

  • Roselyn Eick  disse:

    whoah this weblog is magnificent i love reading your posts. Keep up the good paintings! You already know, lots of persons are hunting around for this information, you can help them greatly.

  • robe de cocktail  disse:

    Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your site is fantastic, as well as the content!

  • Professional Resume Writer  disse:

    Just wish to say your short article is as surprising. The clearness for the post is only spectacular and that i can suppose you will be knowledgeable within this subject. Effectively with each other along with your permission let me to take hold of the feed to maintain updated with imminent post. Thanks one million and please continue the rewarding function.

  • ghd australia  disse:

    I’ve recently started a site, the info you offer on this site has helped me greatly. Thanks for all of your time & work. “There can be no real freedom without the freedom to fail.” by Erich Fromm.

  • botanica yerberia santa barbara  disse:

    Your style is so unique in comparison to other people I’ve read stuff from. Many thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this page.

  • billige mobilselskaber  disse:

    As soon as I discovered this web site I went on reddit to share some of the love with them.

  • garcinia cambogia 500  disse:

    As soon as I observed this web site I went on reddit to share some of the love with them.

  • Dedicated Server Hosting  disse:

    You are so interesting! I don’t suppose I have read something like this before. So nice to find someone with some unique thoughts on this subject. Really.. thanks for starting this up. This site is something that is needed on the web, someone with a bit of originality!

  • take my online class  disse:

    I quite like looking through a post that will make people think. Also, many thanks for allowing me to comment!

  • Dedicated Server Hosting  disse:

    Oh my goodness! Awesome article dude! Thank you, However I am encountering troubles with your RSS. I don’t know the reason why I cannot join it. Is there anybody getting the same RSS problems? Anyone who knows the solution will you kindly respond? Thanx!!

  • botanica 7 mares  disse:

    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It’s always interesting to read through articles from other writers and use something from their websites.

  • discount uggs  disse:

    Thank you for each of your efforts on this site. My mum takes pleasure in getting into investigation and it’s really simple to grasp why. A number of us notice all about the dynamic form you provide good guidelines on your blog and in addition improve response from other individuals on that subject matter then my daughter is certainly becoming educated a great deal. Take pleasure in the remaining portion of the year. You have been performing a splendid job.

  • internet lawyer  disse:

    I enjoy reading an article that will make men and women think. Also, many thanks for permitting me to comment!

  • ugg boots sale  disse:

    I have read several just right stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting. I wonder how so much effort you set to make this kind of great informative website.

  • duo residences  disse:

    Saved as a favorite, I like your web site!

  • android tv  disse:

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you penning this write-up and the rest of the website is also really good.

  • Merrill  disse:

    Helpful info. Lucky me I discovered your site accidentally, and I am shocked why this twist of fate didn’t happened in advance! I bookmarked it.

  • pakar seo  disse:

    Saved as a favorite, I really like your web site!

  • hot background wallpapers  disse:

    Thanks for sharing superb informations. Your web-site is very cool. I am impressed by the details that you’ve on this website. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and simply could not come across. What an ideal site.

  • pozew do e-sadu  disse:

    Hi there my mate! I would like to declare that it post is awesome, pleasant published including approximately all essential infos. When i! ?d want to appear more posts this way.

  • free instagram followers or likes  disse:

    This can be a fantastic blog and i would like to take a look at this just about every day in the week .

  • powered paragliding  disse:

    Having read this I believed it was really informative. I appreciate you taking the time and energy to put this short article together. I once again find myself spending a lot of time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  • for sale by owner  disse:

    Great article! We are linking to this great article on our site. Keep up the great writing.

  • yahoo hacker  disse:

    Thank you so much for the great article

  • Payday Loan Tips California  disse:

    Having read this I thought it was extremely informative. I appreciate you finding the time and energy to put this article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  • Bw  disse:

    Pretty! This has been an incredibly wonderful article. Many thanks for providing this info.

  • hotel füssen  disse:

    Greetings! Very helpful advice in this particular article! It’s the little changes that will make the most significant changes. Many thanks for sharing!

  • ugg outlet  disse:

    Usually I do not learn article on blogs, but I would like to say that this write-up very pressured me to check out and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, quite nice post.

  • Leandro  disse:

    Maravilha de raciocínio.

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>