O POETA CRIADOR

INTRODUÇÃO

ATRIBUTOS DE DEUS

São as qualidades ou propriedades da “natureza” de Deus.

Este assunto pela sua complexidade nos obriga a um estudo em detalhes mais aprofundado através do antropomorfismo a fim de se entender as colocações humanas em relação a Deus, pois, quando falamos a respeito de Deus, o Poeta Criador, por mais que nos esforcemos em explicar não alcançaremos êxito total.

ANTROPOMORFISMO = Atribuição de qualidades humanas ao ser Divino, tais como física, mental, moral, social, espiritual, ou a idéia de que Deus tem alguma espécie de formato, por comparação, similar à  anatomia humana, tomando por base que o Homem foi criado à Imagem e Semelhança de Deus.

A título de esclarecimento superficial por força das limitações, segue uma relação de Atributos de Deus, entre inúmeros, que são do conhecimento geral:

Onisciência; Onipotência; Onipresença; Genialidade; Sociabilidade; Sensibilidade; Santidade; Justiça; Amor; Bondade; Veracidade; Sabedoria; Beleza; Vontade; Simplicidade; Unidade;  Espiritualidade; Eternidade; Infinitude; Imutabilidade; Sabedoria; Independência; Musicalidade; além das inúmeras formas de “ações” que se “refletem” na Criação, em forma de “dons”, “talentos”, qualidade.

O Homem feito à Imagem e Semelhança de Deus possui “reflexos” de Atributos Divinos, isto é, em grau infinitamente menor, por comparação, mas presentes na natureza do Homem, na forma de “DOM”, não espiritual;

“reflexos” = como expressão antropomórfica

DOM ( TALENTO ) = Qualidade inata; qualidade que nasce com o ser humano, como dádiva ou presente distribuído aleatoriamente nos 200 milhões de espermatozóides, de uma única ejaculação, conforme estudo a seguir;

Neste estudo estou tratando apenas dos DONS naturais.

Não tenho receio em afirmar que os “DONS”, são “reflexos” de Atributos de Deus que se manifestam, misteriosamente, no ser humano, em forma de qualidade ( talento ) para realizar ou desenvolver atividades, conforme afirma Gênesis 1: 26 – Imagem e Semelhança.

TIAGO 1: 17 = “Toda boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.

“toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto” = enigmaticamente, misteriosamente, transcendentalmente”

Como os Dons naturais foram transmitidos de Deus para o Homem?

Como o Ser humano recebe os Dons naturais?

PARA REFLEXÃO:

Jesus foi gerado por um espermatozóide CRIADO especialmente por Deus e “inseminado”, por Obra e Graça do Espírito Santo, de forma sobrenatural, no óvulo de Maria para que Sua Alma e Espírito tivessem uma estreita comunhão com o Pai, dando-Lhe as condições necessárias para cumprir Sua Missão.

Em outras palavras, Jesus era 100% humano e 100% Divino, ou melhor, Jesus tinha o corpo humano e a Alma e o Espírito do Pai. Quem via Jesus, via o Pai. (João 12:45; 14:9).

Isto não invalida o Seu Ministério e Sacrifício, pois a Sua Divindade estava apenas na Alma e Espírito. O corpo era humano e reagia como todo mortal.

Maria foi fecundada por um espermatozóide que não era de José, mas emanado do Céu, por Obra e Graça do Espírito Santo ( Lucas 1: 35 );

LUCAS 1: 35 = Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer , será chamado Filho de Deus”.

“com a sua sombra” =  sombra representa, teologicamente e enigmaticamente, a presença da ação Divina.

Jesus era 100% homem e 100% Divino, logo, sua humanidade estava basicamente no óvulo de Maria, porém, sua Divindade estava indubitavelmente no espermatozóide Celestial;

Conclusão óbvia: No espermatozóide estavam os Atributos de Deus que deram os “Dons”  Divinos que Jesus usou para cumprir Sua Missão;

Tudo indica que tanto a “essência” da origem da Alma e do Espírito estão ligados de forma enigmática e sobrenatural ao Espermatozóide, bem como, os “Dons”, e, como a Ciência não conhece a “ESSÊNCIA” da Alma e do Espírito, logo, sua existência torna um mistério insondável como forma de comprovação;

Pense Nisso: o óvulo não fecundado na mulher transforma-se em sangue; os espermatozóides, não!

Toda a  Criação é um Mistério, porém a criação da Mulher chama à atenção para a Ciência Genética, pois, Deus ao criar Eva de parte do corpo de Adão, não soprou nas narinas de Eva a Alma e o Espírito, logo, a Alma e o Espírito de Eva só tem explicação por parte única e direta de Adão, misteriosamente, transcendentalmente, enigmaticamente, e, pecaminosamente, na criação da vida, pela Ciência, contrária a ordem de crescer e multiplicar, pela fecundação.

“. . . POR TUA CAUSA ( extraído da página 100 do Livro)

Quem pecou primeiro foi Eva, entretanto Deus disse para Adão que a Terra se tornou maldita por causa dele, por quê? ( Gênesis 3: 17 )

– A resposta a esta indagação é um mistério.

Tudo indica que em Adão estava o princípio Espiritual da Humanidade, através do espermatozóide, já que Deus “soprou” o “fôlego de vida” (Alma e Espírito) em Adão e não em Eva, logo, a contaminação de Eva não afetaria a Terra como um todo. Um mistério como disse! – releia “Uma Questão de Lógica”, e, “Alma e Espírito”, no Livro.

Por outro lado era Adão o intercessor entre Deus e os Homens (povo) e continuaria a ser enquanto fosse perfeito, como um Sumo Sacerdote. ( Ver “Adão o Sumo Sacerdote”, no Artigo “A Igreja de Cristo e o Dízimo dos Dízimos”, no Site, e no Livro.

Adão não podia falhar, mas falhou, assim como Jesus, não podia, e glória a Deus, não falhou. (Romanos 5: 12 a 21).

O “X” da questão é que Adão não podia se contaminar com a “substância” do conhecimento do Bem e do Mal, mas contaminou-se (Apocalipse 21:27).

O que Jesus fez foi “TRANSFORMA-SE” em um “antídoto” contra a contaminação adquirida por Adão, e que SALVA os que O aceitam como Salvador Eterno.” ( todo o embasamento Teológico, pela sua extensão, está no Livro).

Precisa ficar claro que os espermatozóides não contêm a Alma e o Espírito, mas sim, a “essência” que tudo indica formará a Alma e o Espírito junto com o corpo em gestação, e, formação, bem como, os reflexos dos Atributos de Deus.

Todos os embasamentos teológicos pela sua extensão sobre a origem da Alma e do Espírito estão nas páginas 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48 do Livro.

A Título de exemplo deixo uma porção do assunto sobre Alma e Espírito extraído da página 45, do Livro :

“AS CRIANÇAS

Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nEle. (Marcos 10:15).

Com esta afirmação Jesus deixou claro que o pecado (AntiDeus) ( Mau ) contaminou apenas o corpo do Homem que o tornou mortal e capaz de conhecer o Bem e o Mal e fazer a opção por um deles. ( Ver o Artigo “Salvação e Vida Eterna”, no Site )

Jesus usou o exemplo das crianças para mostrar isso, logo, a Alma e o Espírito, não herdam o Pecado Original – se herdassem, as crianças estariam perdidas ao morrerem;

As crianças, em idade de inocência, segundo a Onisciência de Deus, são salvas quando morrem.”

REENCARNAÇÃO, como origem da Alma e Espírito, em face do exposto sobre os espermatozóides, nem pensar – Ver Artigo na página 46, no Livro.

A Ciência Genética através dos cromossomos e DNA explica muitas coisas, como hereditariedade em vários sentidos, porém, não consegue explicar a origem da Alma do Espírito e dos Dons, pois, os mesmos são transmitidos pelos espermatozóides de forma enigmática, misteriosa e transcendental;

Quando a Bíblia diz que Deus soprou nas narinas do Homem e o homem tornou-se Alma vivente tem o significado enigmático e transcendental de mostrar que no Ato da Criação o Homem recebeu a vida ( Alma e Espírito ) com os “reflexos” dos Atributos de Deus, que se localizam nos espermatozóides (Gênesis 2: 7);

ADÃO recebeu “reflexos” dos Atributos de Deus, e através dos espermatozóides  os transmitiu para a humanidade, isto é, os espermatozóides a partir de Adão são os portadores da “essência” que dão origem a Alma, o Espírito e os Dons;

Estes “reflexos” dos Atributos de Deus estão localizados misteriosamente de forma diversificada nos cerca de 200 milhões de espermatozóides de cada ejaculação; Diante de um número tão grande de espermatozóides, tudo indica que um dos objetivos está relacionado com os “reflexos” dos Atributos de Deus diversificados aleatoriamente para a geração diversificada de pessoas talentosas.

Como um ÚNICO espermatozóide fecunda o óvulo, tudo indica que o ser gerado terá os Dons que aquele espermatozóide aleatoriamente possui, única explicação para que pessoas nasçam com Dons diferentes, mesmo entre irmãos;

Como , por exemplo, os “Dons” surgem nos espermatozóides em cada macho que nasce, de forma aleatória, a fim de manter o processo, desde Adão?

Este é o grande mistério, como tantos outros, que só saberemos, quando fizermos parte do Reino Celestial;

Quantos “Dons” Deus colocou aleatoriamente em cada espermatozóide?

Boa pergunta para a Ciência em pesquisa responder, tomando por base o que se conhece de pessoas com diferentes dons que se destacaram.

Podem parecer esdrúxulas e heréticas estas colocações, mas em qualquer parte do mundo e mesmo nos primórdios da humanidade sempre existiram pessoas geniais aleatoriamente com diferentes Dons, e algumas com mais de um “Dom” bem definido e destacado.

É impressionante como pessoas nascem com habilidades para determinadas atividades, e quando ingressam numa atividade profissional que não é o seu Dom, procura e descobre o mesmo em outra atividade onde se realizam.

PARA REFLEXÃO

Quando assistimos o comportamento dos seres vivos e as suas características de realizações próprias de cada espécie, como por exemplo, o “João de Barro” e suas casas, os pássaros e seus ninhos, além das formigas e abelhas, verdadeiras obras de artes, que são passadas de geração para geração, sem uma explicação fundamentada, não tenho dificuldade de entender o que exponho sobre “dons”, isto é, “reflexos” de Atributos de Deus, na Criação.

Lúcifer era um Querubim – O Sineta da Perfeição – criado com os “reflexos” de Atributos de Deus que o tornou o maior Anjo, abaixo de Deus e maior que todos os demais Anjos criados ( Ezequiel 28: 12 ). Ver o Artigo “O Éden de Ezequiel 28: 13”, no Livro.

Com a “Queda”, Lúcifer transformou-se no “Sinete do Mau”.

Não há dúvida que os que herdarem a Salvação Eterna, em Cristo Jesus, receberão um “Corpo Glorioso” dotado de “reflexos” de Atributos de Deus, conforme o “Prêmio e Galardão” conquistado na Obra da Salvação ( Mateus 5: 12 ) ( 1ª Coríntios 3: 12 a 17 ) ( 1ª Coríntios 15: 50 a 58 ).

Do exposto fica claro que é muito fácil para Deus criar Anjos! Deus não quer criar e habitar o Céu apenas com Anjos, como criou! Deus quer habitar o Céu com àqueles que o tomem por esforço ( Mateus 11: 12 )

Certamente existe uma explicação para a origem dos “Dons” que no meu entender estou OUSANDO mostrar apesar das limitações.

Quanto aos que não desenvolvem nenhum “Dom”, ao que tudo indica, está no desinteresse ou percorreu um projeto de vida contrário às suas qualidades potenciais;

Não é novidade que os “Dons” são desenvolvidos para o Bem e para o Mal, logo, eles estão sujeitos ao “Livre Arbítrio” de cada pessoa.

A genialidade não é privilégio de nenhuma raça, e os “GÊNIOS” existem e sempre existiram aleatoriamente, conforme nos mostra a História das Civilizações. Eles estão escondidos aleatoriamente e misteriosamente nos cerca de 200 milhões de espermatozóides na forma de “reflexos” de Atributos de Deus; ( Ver o Artigo “Raças”, no Livro ).

Quanto a inteligência nenhuma RAÇA é predominantemente superior em inteligência sobre outra. A variação da inteligência é uma questão puramente individual, nunca inerentemente racial;

Cientificamente está provado que nutrição inadequada reduz a inteligência e a criatividade de um povo, como um total.

Sou leigo em genética, mas não basta um casal de “GÊNIOS” para gerar “GÊNIOS”, pois, ao que tudo indica a genialidade está aleatoriamente no espermatozóide, assim como os diversos talentos (Dons) qualidade;

CRIANÇA PRODÍGIO = É um exemplo evidente de que não herdou a genialidade de pais normais. Esta ocorrência só tem explicação de que a genialidade, nas Artes, nos Esportes, nas Ciências, Etc… ao que tudo indica, como “reflexo” de Atributos de Deus, estava aleatoriamente no espermatozóide que o gerou;

Enquanto a Teologia de certa forma usa a Ciência para comprovação, a Ciência não se interessa em comprovar o que a Teologia afirma, e, quando fica evidente um fenômeno Teológico, como os exemplos das 23h 20m em que o Sol “parou”, em Josué 10: 12 e 13, como também, o Sol “retrocedeu” 10º, isto é, 40 minutos, em 2º Reis 20: 1 a 11, num total de 24 horas, comprovados pela NASA, conforme Artigo intitulado: “NASA confirma: faltam 24 horas no passado da Terra” publicado pelo Jornal do Comércio, de 16 e 17 de julho de 2000, a Ciência simplesmente emudece.

Os Dons naturais são inerentes às pessoas e se desenvolvem ao longo da vida com sabedoria e inteligência, ou, com malignidade e estupidez.

INERENTE = Que está por natureza (nascimento) inseparavelmente ligada à pessoa.

Por Exemplo = A Musicalidade está, misteriosamente, dentro de pessoas, assim como, a Inspiração Poética, e, tanto uma como a outra, flui no momento especial; Quem tem esses Dons e os desenvolvem de forma sábia e inteligente, sabe como eles acontecem.

PENSE NISSO:

Uma pessoa tem o Dom da música, logo, nasce com o “reflexo” do Atributo Divino da Musicalidade;

Uma pessoa tem o Dom da Poesia, logo, nasce com o “reflexo” do Atributo Divino da Inspiração Poética.

Todo ser humano, de alguma forma, possui um ou mais Dons que precisam ser desenvolvidos de forma sábia e inteligente. Quem não tem o Dom da Musicalidade nunca será um bom músico, e assim por extensão aos outros dons.

A Parábola dos TALENTOS em Mateus 25: 14 a 30, Jesus usou o dinheiro como forma enigmática de mostrar o valor e a responsabilidade dos portadores de dons – talentos.

Dando ênfase ao Título deste Artigo – O POETA CRIADOR –  de onde vem a inspiração para a Poesia?

Com certeza trata-se de uma qualidade emanada de Deus, como explicado através do espermatozóide, no Ato da Criação, logo, Deus possui, também, o Atributo da Inspiração Poética, isto é, Deus é O POETA CRIADOR.

A POESIA COMO ARTE NA OBRA DE DEUS

A Poesia é uma arte literária, e a mais primitiva das Artes, desde que o Homem utiliza a Escrita.

A Poesia possui uma considerável importância e contribuição na Obra de Deus e sua expressão está caracterizada pelos 5 (cinco) Livros considerados Poéticos, no Cânon das Escrituras Sagradas do Velho Testamento.

Estes 5 (cinco) Livros são: Jó; Salmos; Provérbios; Eclesiastes; Cantares.

Os Judeus chamam os Livros acima de Escritos : Sapiência e Hínicos.

Sapiência: Jó; Provérbios; Eclesiastes.

Hínicos: Salmos e Cantares de Salomão.

Numa análise mais objetiva de estilo e característica:

Jó = Drama poético: uma série de cenas apresentadas, principalmente, em forma de versos;

Salmos = Lírico poético: preparados para serem cantados ou salmodiados mediante uma descrição da epopéia;

Provérbios = Didático poético prático: são versos poéticos usados para ensinar;

Eclesiastes = Didático poético filosófico: são versos poéticos usados para ensinar;

Cantares = Idílios poéticos: são cenas campestres ou pastorais em forma de versos.

Precisa ficar entendido que foram escritos originariamente na língua hebraica, sob aspectos de estilo próprio de sua época, e quando traduzidos tiveram suas características de estilos modificados perdendo sua aparência própria de um poema, como atualmente estamos acostumados.

O Novo Testamento não possui nenhum típico Livro poético, porém, podemos destacar exemplos isolados de expressões poéticas, tais como, o Cântico de Maria, em Lucas 1: 46 a 55, entre muitos outros exemplos.

Os estudiosos afirmam que o Sermão da Montanha em Mateus 6: 25 a 34, e principalmente as Bem-Aventuranças em Mateus 5: 3 a 12 são de estilo hebraico poéticos, e soam como tal no estilo hebreu.

Muitas outras citações isoladas de natureza poética são citadas no Novo Testamento em Livros como por exemplos:

João 1: 1 a 18;
João 14: 1 a 7;
Romanos 8: 35 a 38;
Romanos 11: 33 a 36;
1ª Coríntios 15: 51 a 57;
Hebreus 11: 32 a 38.

A POESIA INSPIRADA MOVE O CORAÇÃO DE DEUS

Por que DAVI era um homem segundo o Coração de Deus? ( 1ª Samuel 13: 14 e Atos 13: 22 ).

1ª Samuel 13: 14 = “Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”

Atos 13: 22 = “E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”

Diante da Biografia de Davi cheia de imperfeições e pecados, por que é considerado um homem segundo o Coração de Deus?

– DAVI cometeu um adultério com Bate-Seba ( 2ª Samuel 11: 1 a 5 );

– Deu ordens expressas para que Urias, marido de Bate-Seba fosse exposto ao combate de morte (2ª Samuel 11: 6 a 27  );

– Conduziu a Arca de Deus de forma irregular sobre um carro de bois, e não pelas argolas, motivando a morte de Uzá, um dos homens responsáveis no transporte ( 2ª Samuel 6: 1 a 7 );

– Realizou um senso contra a vontade de Deus ( 1ª Crônicas 21: 1 a 17 ).

Quando nós analisamos a Biografia dos mais destacados personagens Bíblicos, por que somente DAVI recebeu a referência citada?

DAVI  cria em Deus desde a sua juventude;

Daniel e José do Egito , também;

DAVI buscava diligentemente e continuamente a face de Deus e o Seu conselho, dependendo inteiramente dEle;

Daniel e José do Egito, também;

DAVI adorava a Deus com a totalidade do seu ser;

Daniel e tantos outros Profetas faziam o mesmo;

DAVI na sua conduta pública obedecia ao Senhor e cumpria a Sua vontade de modo geral;

Daniel e tantos outros Profetas faziam  o mesmo;

DAVI foi perseguido e escondeu-se na caverna;

Daniel foi perseguido e colocado na Cova dos Leões;

Homens como Noé, Daniel e Jó são citados como colunas de Justiça ( Ezequiel 14: 14 ):

Moisés, Josué, Calebe e tantos outros Profetas são verdadeiros servos em potencial no Plano de Salvação da Obra de Deus, e não receberam esta referência citada: “um homem segundo o Coração de Deus”

Quando perguntamos aos Irmãos em Cristo qual é o seu destaque como referência de exemplo, Daniel e José do Egito, aparecem em primeiro lugar, porém não são citados como homens segundo o Coração de Deus, por quê?

Tudo indica, porque não eram Poetas Inspirados, para alcançar esta designação, apesar de possuírem uma Biografia que os colocam como ícones na Obra de Deus;

A POESIA INSPIRADA E A SUA IMPORTÃNCIA NA OBRA DE DEUS

Voltando a analisar a pessoa de DAVI como um homem segundo o Coração de Deus, não deixa dúvida que foi através da Poesia Inspirada que alcançou tão sublime designação;

Davi tinha um Dom Poético e musical através da Harpa, mas o seu destaque estava na Poesia;

Quando analisamos os Salmos de DAVI, observamos que em qualquer situação em que se encontrava a poesia era a sua fonte de inspiração e comunhão com Deus;

Na alegria, na tristeza, na dor, na vitória, no amor, na perseguição, na caverna, no deserto, no arrependimento pelo pecado, no vale da sombra da morte, enfim, em qualquer circunstância, a Poesia era o seu instrumento de comunhão com Deus, conforme mostram os seus 73 Salmos, comprovados, pelos estudiosos;

Por que a poesia inspirada move o coração de Deus?

Porque a Poesia Inspirada flui da Alma, tanto pela composição como pela Adoração, e porque Deus procura adoradores que O adore em espírito e em verdade, isto é, de todo o seu ser (João 4: 24);

Davi era um perfeito adorador e adorava a Deus de Corpo, Alma e Espírito, através da Poesia.

A Tricotomia em relação à Trindade de Deus, a Origem da Alma e do Espírito, em Imagem e Semelhança ( Gênesis 1: 26 ) pela sua extensão, estão em detalhes no Livro anunciado no Site.

CORPO = “por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” ( Romanos 12: 1 )

ALMA = “Dá-me filho meu o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos” ( Provérbios 23: 26 )

ESPÍRITO = “Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” ( Romanos 12: 2 )

Respondendo mais precisamente o porquê da Poesia Inspirada mover o Coração de Deus, está em que  Deus é “o” Poeta DIVINAL, isto é, Deus possui o Atributo da Poesia Inspirada;

Toda a Obra da Criação tem as características de uma composição POÉTICA DIVINAL;

Precisa ficar entendido que toda a Obra da Criação como um “Poema Universal” foi composta – Criada – Perfeita, como o Seu Criador, porém o Mau conseguiu “contaminar” o Poema. ( Ver A Origem do Mau, no Site )

Não tenho receio em afirmar que Deus possui o Atributo da Inspiração Poética, que consequentemente por emanação passou misteriosamente ao Homem ( macho e fêmea ), no Ato da Criação, conforme já foi explicado;

“Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém ( Romanos 11: 36 ).

Deus criou o Homem à Sua Imagem e Semelhança; Davi nasceu com o dom da poesia inspirada de adoração a Deus, conforme explicado sobre a origem dos dons, e a sua poesia moveu o Coração do POETA DIVINO – A Poesia Inspirada move o Coração de Deus.

O Mundo é um Poema que precisa de Poetas e Poetisas Inspirados para transmitir em versos as verdades mais concretas;

O POETA CRIADOR
( João 19: 30 )

Eu preciso ouvir algo
Que venha do seio da alma
Algo que encha o espírito
De paz, de amor e de calma.

Eu preciso ouvir mais
Muito mais do interior
Sem superficialidade
Mas recheada de amor

Está faltando poesia
Do fundo do coração
Sem superficialidade
Mas com muita inspiração

A minha alma anseia
Por ouvir mais poesia
Poesia que consagre
A vida com alegria

Eu sinto falta de algo
Do fundo do coração
Algo mais do que só verso
Mas cheio de inspiração

Onde estão nossos poetas?
Onde estão os portadores
De inspiração perfumada
E com o esplendor das flores?

Eu sinto muita saudade
Das coisas simples e puras
Das cantigas de rodinhas
Recheadas de ternuras

O robô, roubou os versos
A máquina, a poesia
O encanto natural
Perdeu-se no dia a dia

Quero encher meu coração
De tal maneira inundar
Que as concupiscências do mundo
Não possam me alcançar

Só a Poesia Inspirada
Consegue me satisfazer
Mas junto com a Palavra
Que Deus tem para dizer

O Mundo é um Poema
Que precisa de poetas
Para transmitir em versos
As verdades mais concretas

Não quero ser diferente
Tão pouco sou exigente
Mas é preciso ouvir algo
Que encha o coração da gente

O Mundo é colorido
Porque Deus é Esplendor
Pois tudo emanou de Deus
O Poeta Criador

Deus é o Pai Poeta
Jesus é a Composição
O Mundo é o Poema
O Consolador, a Inspiração

O Mundo é um Poema
Que Deus fez pela Palavra
Deus ama a poesia
E satanás a deprava

Mas o Poeta é Maior
Maior que o destruidor
Jesus é a Composição
Inspirada no Amor

O Mundo é um Poema
Cujos Versos é Jesus
Que consumou o  Poema
Num Monte e numa Cruz

Onir Francisco Damas

O MILAGRE DA POESIA INSPIRADA

Por experiência própria, não tenho receio em afirmar que a Poesia Inspirada quando em Adoração  a Deus, em função dos que interagem no momento de Culto, produz Bênçãos e Milagres;

Certa ocasião fui convidado para participar de um Culto na casa de um Irmão em Cristo com uma Poesia. O Título da poesia em duas partes em forma de Adoração é: “FOI TÃO FÁCIL PARA DEUS” que eu reproduzo a seguir e explico o que aconteceu:

FOI TÃO FÁCIL PARA DEUS !

Foi tão fácil para Deus
Encher de água o mar
Fazer rios e lagoas
E nos seus níveis deixar

Foi tão fácil para Deus
Criar tão grande Universo
Tão fácil como escrever
As rimas de um simples verso

Foi tão fácil para Deus
Fazer as trevas e a luz
Num movimento incessante
Que a noite e o dia traduz

Foi tão fácil para Deus
Criar os seres viventes
Encher o mundo de plantas
E criar suas sementes

Foi tão fácil para Deus
Fazer tudo tão perfeito
Encher o céu de estrelas
Que reluzem sem defeito

Foi tão fácil para Deus
Fazer o verde das plantas
E Ensinar melodia
Ao passarinho que canta

Foi tão fácil para  Deus
Ensinar os passarinhos
A voar tão facilmente
E a construir os seus ninhos

Foi tão fácil para Deus
Fazer a chuva cair
Sobre maus e sobre bons
Sem nada em troca exigir

Foi tão fácil para Deus
Fazer as nuvens no céu
Na mais plena liberdade
Para vagarem ao léu.

Foi tão fácil para Deus
Fazer a beleza da flor
Colocando em cada uma
O Esplendor do Seu Amor

Foi tão fácil para Deus
Fazer debaixo da terra
Tanto poço de petróleo
Que o Homem explora com guerra

Foi tão fácil para Deus
Fazer o homem do pó
E a sua companheira
De uma costela só

Só não é fácil para Deus
Fazer o homem entender
Que Ele existe de Verdade
E que tem Força e tem Poder

NÃO É FÁCIL PARA DEUS! ( doloroso, triste para Deus)

Não é fácil para Deus
Depois de ter vindo ao Mundo
Ver tanta gente caindo
No abismo mal e profundo

Não é fácil para Deus
Ver tanta dor e aflição
Tanta gente se perdendo
Num mar de corrupção

Não é fácil para Deus
Ver tanta dor e aflição
Tanta gente se perdendo
Sem Jesus no coração

Não é fácil para Deus
Ver tanta dor e aflição
Tanto “TEMPO” se perdendo
Por falta de união

Não é fácil para Deus
Ver o Homem nesse estado
Dominado facilmente
Pelo vício e pecado

Sei também que não é fácil
Mas eu tenho a esperança
De poder entrar no Céu
Como uma simples criança

( Lucas 18: 15 a 17 )

Duas semanas depois fiquei sabendo que uma senhora não evangélica que estava presente ao Culto, no momento da Poesia em Adoração disse consigo mesmo em oração que como foi tão fácil para Deus fazer tudo o que a poesia afirma, então era fácil para Deus curar os seus caroços do seio. Naquela semana tinha uma consulta marcada e quando foi examinada pelo médico os caroços haviam desaparecido.

Esta mesma Poesia, numa outra ocasião, quando, em um Culto, numa Igreja, foi um instrumento de Deus para que uma senhora, “mãe de santo”, que participava do Culto, ao final da Poesia, aceitasse Jesus como Salvador.

A Poesia Inspirada move corações não só para aceitar Jesus como Salvador, bem como, opera milagres, renova e alegra os corações dos membros do Corpo de Cristo.

Quando me converti por volta do ano de 1979, um dos meus filhos, quando em idade de 6 anos, foi acometido de uma bronquite asmática. Naquela época da minha conversão havia iniciado as composições poéticas que hoje formam a maioria do meu Livro de Poesias.

Diante daquele quadro doloroso em que se encontrava meu filho, compus uma Poesia em forma de Oração, com a qual comecei a Adorar ao Senhor nos Cultos e Vigília que participava.

Depois de alguns dias meu filho não mais apresentou os sintomas da bronquite; A seguir transcrevo a Poesia de nome: “Oração”:

ORAÇÃO

Senhor! Amado Senhor!
Perdoe-me, eu Lhe suplico
Por não ser forte e rico
De espírito e de amor

Senhor! Amado Senhor!
Não olhe para os pecados
Que cometi no calado
Ou como um falador

Senhor! Amado Senhor!
Eu quero sentir-me forte
Não quero temer a morte
Eu quero ter um valor

Senhor! Amado Senhor!
Minh’alma fica doente
Por ver um filho que sente
Um sofrimento de dor.

Senhor! Amado Senhor!
Mande depressa o remédio
E perdoe o meu assédio
Motivo da minha dor

Senhor! Amado Senhor!
É difícil entender
A dor de um padecer
Seja ela como for

Senhor Amado Senhor!
Fortaleça a minha fé
E ilumine-me até
Com Luz do Consolador

Senhor! Amado Senhor!
Eu peço por todo amigo,
Por todo ente querido
Que estão longe do Senhor

Senhor! Amado Senhor!
Visite cada doente
De certa forma carente
Pois és o maior Doutor

Senhor! Amado Senhor!
Eu peço por toda gente
Não apenas pro carente
Mas por todo o pecador

Senhor! Amado Senhor!
Eu peço misericórdia
Por essa gente que forja
O mau em vez do amor

Senhor! Amado Senhor!
Visite em cada prisão
Cada assassino ou ladrão
Carentes de luz e amor

Senhor! Amado Senhor!
Abençoe a Sua Igreja
E com seus membros esteja
Na alegria e na dor

Senhor! Amado Senhor!
Estenda a Sua mão
Atendendo esta oração
Por Jesus o Salvador

Senhor! Amado Senhor!
Por tudo de antemão
Pedido nesta oração
Eu Lhe agradeço… Senhor!

O.F.D.

PARA NÃO DEIXAR DÚVIDA:

Este Artigo aborda apenas os “Dons” (qualidades) (talentos) naturais – não confundir com Dons Espirituais; TRÊS parágrafos a seguir servem para esclarecimento:

– Os Dons Espirituais ( 1ª Coríntios 12: 1 a 11 ) se desenvolvem na medida do comprometimento com a Obra de Deus, através do Processo da Santificação, pelo Espírito Santo. Precisa ficar claro que os Dons Espirituais representam um mistério que estão além do entendimento natural humano;

– Deus usa quem Ele quer, como quer e quando quer, na Obra da Salvação como fez, por exemplos, com:

Nabucodonosor ( Daniel 5: 18 a 21 );
Alexandre – o Grande ( Daniel 8: 8 );
Ciro ( Isaías 45: 1 e 2º Crônicas 36: 22 );
Um jumento ( Números 22: 21 a 31 );
Um inculto Pedro ( Mateus 4: 18 e 19 )
Um culto Paulo ( Atos 9: 1 a 9 ); …

– Quanto aos Dons Espirituais eles acontecem na medida em que haja comprometimento na Obra de Deus, como está escrito que o Reino de Deus é tomado por esforço, e os que se esforçam apoderam-se dEle ( Lucas 16: 16b ).

CONCLUSÃO

Pode parecer exagerado o que exponho neste Artigo

Muitas são as experiências sobrenaturais em relação ao meu relacionamento com Deus. Relatei apenas o necessário para corroborar o propósito do Artigo;

Não posso deixar, porém, de informar que já experimentei o milagre de ser transladado de um lugar para outro, por 4 (quatro)  vezes, em situações especiais;

As experiências de livramento, cura, libertação, com a presença de Anjo, em forma de pessoas, em alguns exemplos, aconteceram algumas vezes;

A título de comprovação vou relatar um que aconteceu da seguinte forma:

No ano de 2002, no mês de janeiro, estava levando minha mãe para um hospital para fazer um exame. Parei num sinal e um carro parou ao meu lado esquerdo, afastado cerca de 2 metros, e o motorista dirigiu-se a mim dizendo;

– O seu carro está com problemas de aquecimento!

Olhei para o capô do motor e não percebi nenhuma fumaça característica de super aquecimento;

Virei-me para ele e fiz um sinal com a cabeça de que não havia nada de anormal;

Ele então afirmou:

– Olhe o marcador de temperatura!

Quando olhei para o marcador de temperatura, o mesmo estava indicando super aquecimento e próximo do limite máximo;

Imediatamente encostei o carro na calçada ao lado e desliguei o motor, saindo do carro e abrindo o capô para ver o que estava acontecendo. Uma sobrinha adulta que estava acompanhando minha mãe também saltou e ambos notamos que não havia nenhum indício externo que indicasse o super aquecimento;

Entretanto quando coloquei a mão na tampa do radiador de água, o mesmo estava extremamente quente. Com um pano abri cautelosamente o radiador quando então ficou evidente o super aquecimento pela grande pressão expelida em vapor.

Tivesse o motor do carro funcionado por mais alguns metros os danos e problemas impediriam de continuar e provocariam transtornos para chegar na hora marcada para a consulta de minha mãe no hospital.

Resolvi o problema adicionando água no radiador e tudo voltou ao normal permitindo nossa chegada em tempo no hospital.

Quando inicialmente encostei o carro na calçada o outro carro seguiu em frente. Eu e minha sobrinha tivemos a nítida certeza de que foi um Anjo enviado para nos alertar e livrar, pois o único indício que ele apontou estava fora do alcance natural de suas vistas.

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Salmos 34: 7 ).

“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” ( Hebreus 1: 14 ).

Este é apenas um entre outros, que já experimentei.

Não estou preocupado com àqueles que duvidam das minhas afirmações, pois quanto mais sou desacreditado, discriminado, ignorado e criticado, e até ofendido, mais Deus recompensa-me com discernimento.

Tudo indica que estamos no desenvolvimento das Proféticas Dores de Parto, em que Jesus diz que se àqueles dias não fossem abreviados, nem os escolhidos se salvariam ( Mateus 24: 22 ).

Por que “nem os escolhidos se salvariam” ??? = porque o estímulo e a propensão às concupiscências dos olhos, da carne, bem como dos 5 sentidos estão envolvendo até os mais santificados, através de todos os meios de Comunicações – Escrita ; Falada; Rádio; Televisão; Internet – Mídia.

ESCOLHIDOS = afirmação Profética sobre Cristãos com o nome no Livro da Vida e que serão arrebatados, por estarem vigiando no exato momento do arrebatamento.

Os Sinais e acontecimentos catastróficos estão aumentando de intensidade a cada ano.

Deus não executa nenhum Juízo sem antes avisar e apresentar um Sinal evidente de Sua Ação. Foi assim com o “Dilúvio”; com “Sodoma e Gomorra”, com a destruição de Jerusalém, no ano 70 DC;

Todos os que acreditam na Volta de Jesus (1ª Tessalonicenses 5: 1 a 11), devem observar o relato do Escritor Judeu. Flávio Josefo (37 a 103 DC) no seu Livro “A História dos Hebreus”- Obra Completa –II Parte – livro sexto, capítulo 31, página 680 e 681, publicado pela CPAD – em que Deus procura de todos os meios, avisar antes de executar o Seu Juízo

. O relato de Flávio Josefo se refere a destruição de Jerusalém no ano 70 DC.

É impressionante como Deus usou, e usa, dos mais variados modos para avisar.

Todo evangélico deve conhecer esse relato antes de formular opinião apressada ou irônica sobre o que afirmo em relação “A Volta de Jesus”, “O Enigma do Setenta” e o “Armagedom” no Livro “Assuntos Polêmicos da Bíblia” , além de outros Artigos através o Site: www.assuntospolemicosdabiblia.com

Diante do cumprimento das Proféticas “dores de parto” aumentando, não tenho dúvidas de que o Arrebatamento dos Escolhidos seja “breve”

Em 14/05/1948, por Ato Oficial da ONU, Israel passou a Ser novamente um País, Nação e Pátria, cumprindo uma Profecia de Isaías 66: 8 que diz :

“Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante ? Pode, acaso, nascer uma terra num só dia ? ou nasce uma Nação de uma só vez ? Pois Sião, antes que lhe viessem as dores, deu à luz seus filhos”;

Deu à luz seus filhos (Nação/1948), antes que lhe viessem as dores – Tempo de angústia para Jacó ( Jeremias 30: 7 ) ou melhor, A Grande Tribulação (Mt 24: 21), principalmente, para ISRAEL, mas que envolverá o Mundo por completo;

“Quando andarem dizendo : Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vem a dor do parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo  escaparão” = 1ª Tessalonicenses 5: 3 .

Paz e segurança = é o que mais se fala E QUER, no lar, na rua, no geral, no mundo, e, em ISRAEL.

– As dores de parto terminam com a Luz do nascimento da criança;

– No caso Profético, caracteriza a Luz do Arrebatamento da Igreja ( Escolhidos ).

O “Princípio das Dores” de “Parto”, segundo as palavras PROFÉTICAS estão cumprindo-SE literalmente e incontestavelmente, aumentando de ano para ano, sendo que o “clímax” será caracterizado pela “Luz” do Arrebatamento da Igreja, e, as “Trevas” pela Grande Tribulação ( Mateus 24: 7 ) ( Mateus 24: 8 ) :

Mateus 24: 7 = “Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;”

Mateus 24: 8 = “Porém, tudo isto é o princípio das dores”

A Copa do Mundo de Futebol, prevista para o ano de 2010 é o mais próximo,  importante e significativo evento de natureza Mundial. A Bola é o principal instrumento do Evento e lembra a figura do Globo Terrestre – Mundo.

Devemos ficar atentos, pois se sua realização não acontecer, por motivos excepcionais, certamente será um Sinal enigmático de que as Dores de Parto estão muito próximas do final, como indício do iminente Arrebatamento da Igreja e demais eventos subseqüentes, muito bem explicados no Artigo: “O ENIGMA DO SETENTA”, no Site.

O Poema Universal tem princípio, meio e está chegando ao começo do fim.

PENSE NISSO:

INDIFERENÇA E INGRATIDÃO

Sobre este Assunto acessar a Seção “O AUTOR”, no Site.

………………………………………………..x…………………………………………………

“Este Artigo é de inspiração posterior à Publicação do Livro anunciado”

Na hipótese de ser importante, SUGIRO A INDICAÇÃO  do Artigo e o SITE.

Próximos Assuntos a serem incluídos no Site, paulatinamente:

– O Profético e Enigmático Arrebatamento da Igreja de Cristo
– O Enigma da Grande Tribulação
– O Profético Reino Milenial
– Sinais de Deus antes de Juízo
– Etc

2 comentários para O POETA CRIADOR

  • Angélica  disse:

    Paz irmão Onir, parabéns por mais esse artigo e pelo seu dom de poesia.Tenho apreciado a todo seu trabalho e digo para encorajamento que continue sendo assim, abençoado por Deus e abençoador.
    Abraço e paz para o senhor e seus.

  • jaime  disse:

    Paz do Senhor,suas considerações contribuíram para o meu trabalho final de monografia.
    Deus Abençoe.

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>