A NATUREZA DO MAU - Assuntos Polêmicos da Bíblia
1819
post-template-default,single,single-post,postid-1819,single-format-standard,bridge-core-3.1.2,vcwb,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-7.2,vc_responsive

A NATUREZA DO MAU

Compartilhe e Divulgue

INTRODUÇÃO

Tenho pensado muito no Assunto relacionado como o que o Irmão em Cristo Josafá Sobreira me enviou a seguir, e que me levou a elaborar o presente Artigo:

“Com algum esforço, lembro-me de que o assunto teológico que questionei, foi sobre o controle de Deus sobre as agências livres (homens, mulheres, anjos e demônios). O Salmos 1:5 não se refere a esse grande enigma, mas ao conhecimento de Deus sobre nosso modo de agir (de ímpios e justos). A grande pergunta é porque, mesmo sabendo das intenções malignas dos ímpios, Deus ainda as permite contra os inocentes, como, recentemente, um menor estuprou uma idosa e ainda degolou uma criança…Nunca vi nada no site sobre isso! Há igrejas evangélicas que aceitam o livre arbítrio e outras que não aceitam e, consequentemente, parecem estas últimas responsabilizar o Criador por todos os pecados da Sua Criação. Deus continue a abençoá-lo!”

Prezado Josafá, todo o seu questionamento intriga, também, todos os Homens de Bem, diante de todos os males que acontecem continuamente em todo o Mundo, sem exceção;

Este Artigo não responde a tudo, porém serve de ajuda para uma melhor reflexão sobre a “natureza do Mau”;

Preste atenção que durante o Período Edênico, antes da Queda de Adão,  Deus não relata nenhum problema do Mau, porém após a Queda o primeiro filho de Adão – Caim – nasce e desenvolve uma tendência para o Mal, considerando que houve nascimento antes da Queda e que aquele Período – Edênico – durou milhares de anos; Ver os Artigos pertinentes sobre o Período Edênico no Site;

O maior Enigma  que envolve a “natureza” do Mau está na forma como ele se manifesta na vida de certas pessoas;

CAIM foi o primeiro filho de Adão após o pecado, e desenvolveu o caráter para o Mal.

ABEL, o segundo filho de Adão, após o pecado desenvolveu o caráter para o Bem;

Quando olhamos para as diversas pessoas que fazem parte da História, podemos ver exemplos indiscutíveis de natureza maligna, como foram os casos de Nero, Calígula, Judas Iscariotes, Jezabel, Hitler, e tantos outros personagens bíblicos e históricos, para não ficarmos citando nomes. ( Jezabel ver 1ª Reis 16: 31 e 2ª Reis 9: 30 a 37 );

Nessa mesma História estão registrados àqueles que desenvolveram o caráter para o Bem, a ponto de serem considerados Mártires em favor do Amor;

Não tenho dúvidas que existe um grande Mistério na “natureza” do MAU ( Eterno );

Quando afirmo que o Mau é eterno, e contrário ao BOM ( Deus ), estou afirmando que o Mau tem ‘vida”, isto é, existe em “essência”  desde a Eternidade, mas não formou um “ser“. O Mau não une, forma e constrói, e sim, desune, deforma e destrói;

A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal é uma simbologia Teológica da existência Eterna do Mau que Deus colocou no Jardim do Éden com o objetivo de mostrar a sua existência e a sua conseqüência maior – A MORTE;

A Morte entrou no Mundo quando o Mau entrou em Adão, através da Enigmática Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal”;

ASPECTOS SIMBÓLICOS DO PERÍODO EDÊNICO

Precisa ficar entendido os aspectos simbólicos do Período Edênico, como por exemplos:

O Jardim do Éden era uma extensão do Reino Celestial, onde Deus se fazia presente,  assim como um jardim é uma extensão de um Lar/Moradia,

A Árvore da Vida simbolizava a presença de Jesus, o Onipotente;

A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal simbolizava a presença do Mau;

A Serpente simbolizava a presença de Satanás ( Apocalipse 12: 9 );

A Presença de Deus no Jardim simbolizava a presença do Espírito Santo, o Onipresente.

O Onisciente – o Pai – sempre permanece no Reino Celestial, de onde controla Tudo e Todos;

Ver o Artigo “ENIGMA DA TRINDADE”, no Site.

Voltando ao aspecto que envolve CAIM, Judas Iscariotes, Jezabel e Hitler, por exemplos, ficamos a nos perguntar:

– Por que pessoas nascem inocentes, como Jesus afirma, e enquanto crianças são do Reino dos Céus? ( Marcos 10: 13 a 16 ):

Almeida Revista e Atualizada

Marcos

10.13   Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam.

10.14   Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.

10.15   Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.

10.16   Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.

– Por que após terem consciência, desenvolvem um caráter voltado para o Bem, ou, desenvolvem um caráter para o Mal, e, na maioria dos casos, nunca se convertem, por opção pessoal, pois o Sangue de Jesus, derramado na Cruz do Calvário, é necessário e suficiente para purificar o ser humano;

– Por que existem pessoas que conhecendo a Verdade do Evangelho são mercenários claros da Palavra de Deus, através da Religião ? ( 2ª Pedro 2: 3 ):

2ª Pedro

2.3   também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

– Por que pessoas são Satanistas convictos, por opção pessoal ?

A resposta para tão grande Mistério está na afirmação de Jesus sobre Judas Iscariotes quando diz que Judas era filho da perdição ( João 17: 12 ) ( João 6: 70 ):

João

17.12   Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

6: 70  Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.

FILHO DA PERDIÇÃO

Filho da perdição é uma Figura de Linguagem Simbólica Teológica usada por Jesus;

No desenvolvimento da composição deste Artigo Deus deu-me o discernimento que faltava para entender a Enigmática afirmação de Jesus – filho da perdição;

Filho é todo ser que foi gerado, logo, Lúcifer ao se contaminar com o Mau tornou-se o filho do Mau, e consequentemente o filho da perdição por não ter mais Salvação;

2ª Tessalonicenses 2: 3

3 = Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

Lúcifer transformou-se em Satanás e consequentemente no filho da perdição.

Filho do Mau porque foi o primeiro a contaminar-se com o Mau – Ezequiel 28: 13 a 15:

Ezequiel

28.13   Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados.

28.14   Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.

28.15   Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.

Jesus é o Filho de Deus, ou, teologicamente, o Filho do Bom

Lúcifer deixou de ser Anjo de Deus, para transformar-se em Anjo do Mau, por contaminação através de Ceia Maldita, e, consequentemente, transformou-se no filho da perdição, isto é, no filho do MAU. Ver o Artigo “O Enigma da Santa Ceia”, no Site;

Judas Iscariotes é considerado também filho da Perdição porque sob a possessão de Satanás comeu indignamente da Santa Ceia;

Detalhe Enigmático está no fato de Lúcifer ser um Anjo Direto de Deus e o primeiro a se contaminar com o Mau e tornar-se filho da perdição

Detalhe Enigmático está no fato de Judas Iscariotes sendo Discípulo Direto de Jesus foi o primeiro a comer da Santa Ceia indignamente e tornar-se filho da perdição;

Para quem ainda não entendeu, preste atenção no fato teológico de Satanás entrar em Judas no ato da Santa Ceia, caracterizando o gesto de Lúcifer, na sua Perdição, no Éden de Ezequiel 28: 13 a 15, quando, misteriosamente,  comeu o que não podia;

Teologicamente, fica evidente que por força do MAU, Satanás se fez presente, na Santa Ceia de Jesus, na pessoa de Judas Iscariotes, indignamente, caracterizando a Perdição de ambos, confirmando como se deu a contaminação de Lúcifer, enigmaticamente.

“força do MAU” = O MAU é AntiDeus e quem está sob o seu domínio faz a sua vontade. O Mau, transcendentalmente,  tem vida em si. Ver ‘A ORIGEM DO MAU”, no Site.

Satanás sabe que será destruído, mas não consegue, nem pode dominar os efeitos da contaminação que age em seu ser, por força do Mau, e desta forma fará exatamente como prediz as Escrituras em 2º Tessalonicenses 2: 1 a 12 e Apocalipse EM GERAL, tudo por comparação ENIGMÁTICA, com um viciado em drogas;

Esse Mistério só podemos entender na Eternidade, de forma clara, por ser transcendental, entretanto filho da perdição é todo aquele que ao longo da vida desenvolveu a “gestação” de um caráter maligno, como aconteceu com Judas Iscariotes, e por isso a afirmação de Jesus sobre ele – filho da perdição em João 17: 12;

PENSE NISSO: Judas Iscariotes nasceu inocente como toda criança, porém desenvolveu um caráter para o Mau;

PARA REFLEXÃO:

Jesus é a Palavra de Deus (Apocalipse 19: 13) que “GERA” conforme as expressões do Apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 4: 15 e Filemom 1: 10:

1 Coríntios

4.15   Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.

Filemom

1.10   sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas.

Quando afirmo que a Alma e o Espírito são transmitidos pelo espermatozóide, e, que uma ejaculação é composta de cerca de 200 milhões de espermatozóides, não tenho medo de afirmar que o Bem e o Mal adquirido por Adão, quando se contaminou com a Enigmática Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, que herdamos, localiza-se tanto no espermatozoide, como no óvulo da mulher, pela contaminação de Eva, e, desenvolve-se ao longo da vida com o desenvolvimento do ser. Ver o Artigo “O POETA CRIADOR”, no Site.

Pense Nisso:

Quando da Morte de uma pessoa o Corpo desaparece, mas Alma e o Espírito se unem num único Corpo Espiritual levando as conseqüências do Bem e do MAL; (Ver Alma e Espírito no meu Livro Assuntos Polêmicos da Bíblia ).

Como reflexão, fica a seguinte afirmação clara de Deus, para CAIM, em Gênesis 4: 7 :

Gênesis

4:7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Precisa ficar entendido que se uma criança nasce inocente até ter consciência do Bem e do Mal, então a Palavra de Deus em Provérbios 22: 6, explica, e dá a solução para o problema do Mal:

Mal é consequência e manifestação do Mau, na Humanidade;

O Bem é a consequência e manifestação do BOM (  DEUS  ), na Humanidade;

Ver o Artigo “A ORIGEM DO MAU”, no Site, para entender sobre o Mau e o Mal, teologicamente.

Provérbios

22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Compete aos responsáveis ensinar a criança, acompanhá-la e alicerçá-la no caminho do Bem.

Preste Atenção: “Educa a criança no caminho”, isto é, acompanhando.

Os exemplos de filhos de Servos do Senhor que enveredam pelo caminho do Mal, certamente foram por descuido ou negligência dos responsáveis (Pais);

Precisa ficar claro que uma criança com nítida tendência para o Mal, necessita de um maior cuidado e constante acompanhamento na sua trajetória, pelos responsáveis, BEM COMO, pelas Autoridades constituídas para esses problemas, para não entrar pelo caminho de CAIM;

Precisa ficar claro que uma pessoa com problema patológico mental necessita de cuidados especiais para não desenvolver atitudes malignas;

É desgastante, mais compensador evitar o Mal na trajetória de um filho(a), mas é doloroso o descuido ou negligência e ver o filho(a) no caminho do Mal;

Teologicamente, para entender sobre o Mau e o Mal, necessário se faz ler o Artigo “A ORIGEM DO MAU”, no Site.

Antes de gerar um filho(a) todos deveriam pensar nestas reflexões;

O Mau tem vida e cresce misteriosamente no ser, pelo estado patológico mental, ou por opção pessoal, na medida em que o ser dá lugar ao Diabo, o maior contaminado pelo Mau;

Os exemplos Históricos de personagens como Nero, Calígula, Hitler, entre outros, não deixam dúvidas sobre a ação do Mau;

Deus não permitiria a ação do Mau, se não fosse possível aos Anjos e ao Homem resistir-lhe; ( Tiago 4: 7 ):

Tiago

4.7   Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Não tenho dúvidas de que o Mau possui vida espiritual, em si. Como se trata de uma “essência” que não conhecemos, logo, não existe solução humana para o Mau, e, somente tem solução pelo transcendental Sangue de Jesus, derramado no Ato da Crucificação, e, acompanhado do Ato pessoal da Oração, Jejum e Adoração ( Mateus 17: 21 ):

Mateus

17.21   [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]

O “ANTÍDOTO” contra o Mau é o Amor;

Não é difícil entender isto pois foi o AMOR que fez Jesus descer da Sua Glória para Salvar o Pecador;  São cerca de 200 as referências sobre o AMOR na Bíblia; A mais significativa está em João 3: 16 e Lucas 10: 27 ,e, a mais conclusiva em 1ª Coríntios 13: 1 a 13;

João

3.16   Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Lucas

10.27   A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

1 Coríntios

13.1   Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

13.2   Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

13.3   E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

13.4   O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece;

13.5   não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

13.6   não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

13.7   tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

13.8   O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

13.9   porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

13.10   Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.

13.11   Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

13.12   Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

13.13   Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

DEUS É AMOR – afirma o Apóstolo em 1ª João 4: 16, logo, o Amor é o “ANTÍDOTO” contra o Mau, em todos os sentidos da Vida;

Quem herdar a Vida Eterna vai poder entender todos os Mistérios. Por enquanto temos que colocar a nossa Fé em ação, e, usar as Armas de Combate, tais como, a Palavra de Deus, alicerçada no Sangue de Jesus, em Jejum, Oração e Adoração.

O problema do Mau tem solução e precisa ficar entendido que o Mau ainda não foi imobilizado, mas permanece sob o controle de Deus, para “PROVAR” ( Provérbios 17: 3 ), “APROVAR” ( 2ª Timóteo 2: 15 ) OU “REPROVAR” ( 1ª Coríntios 9: 27 ), tanto aos Anjos , como a Humanidade;

Entenda a Origem do MAU no Site www.assuntospolemicosdabiblia.com

CONCLUSÃO

O Mau como “essência” não pode ser visto e nem tocado por nós, por ser espiritual, porém era visto e podia ser tocado no Éden de Lúcifer e no Éden de Adão, Período da Perfeição;

O Éden de Lúcifer e o Éden de Adão existiram no Período da Perfeição sendo uma continuação do Reino Celestial. Ver o Artigo “O Éden de Lúcifer – Ezequiel 28: 13”, no Site;

O Mau está intrínseco no Mundo (Gênesis 3: 17) pela contaminação de Adão que passou para nós, seus descendentes, porém sendo espiritual não pode ser visto, assim como não podemos ver o que é espiritual;

O Mau não pode ser destruído por ser eterno; Tudo isso eu explico no Artigo “A ORIGEM DO MAU”, no Site;

Este Artigo tem por objetivo levar o Leitor a Refletir na atuação do Mau no Mundo; O Mau não formou um Ser, porém usa um Ser onde consegue se instalar quando o Ser deixa espaço na mente e no coração; Um Ser com a mente e o coração influenciados pelo Mau, é um Ser de alma e espírito voltados para constantes práticas erradas, e diabólicas nos casos mais extremos;

O Mau inicialmente entrou em Lúcifer e um terço dos anjos que não têm salvação e são os responsáveis pela influência de pessoas, como aconteceu incialmente com Adão e Eva;

Adão e Eva influenciados por Satanás – Serpente – contaminaram-se com o Mau, através da Enigmática Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal, e consequentemente tornaram Maldita a Terra, conforme Gênesis 3: 17;

A maior dificuldade de se entender este Assunto sobre a Natureza do Mau está no fato de que nada se sabe sobre a Natureza do Espírito, pois, a Natureza do Mau é espiritual; Desta forma temos que aceitar que o Mau existe pelo que Ele faz no Mundo, através de Satanás e seus Demônios na influência de pessoas;

O Mau é uma “essência” espiritual eterna que por si só não pode fazer nada, e que precisa de um Ser para desenvolver sua “natureza”, nas mais diversas formas do comportamento humano.

O Mau entrou inicialmente em Lúcifer e em um terço dos Anjos, por contaminação pela boca, depois, entrou pela boca em Adão que contaminou toda a Terra, pois, Adão é parte da Terra que constituiu o seu Corpo ( Gênesis 3: 17 ).  Ver o Artigo “O ENIGMA DA SANTA CEIA”, no Site.

Gênesis

3.17   E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.

“maldita é a terra por tua causa” = por causa da contaminação de Adão.

Para Lúcifer – Satanás – e um terço dos Anjos caídos não existe “antídoto” de Salvação;

Para o Homem existe o “antídoto” da Salvação – O Sangue de Jesus.

Diante de um Assunto profundamente Misterioso e Enigmático deixo evidente que não alcancei toda a Verdade,  mesmo com todas as colocações complementadas nos seguintes Artigos:

A Origem do Mau

A Salvação e a Vida Eterna

O Poeta Criador

Entre outros 80 Artigos;

CONCLUSÃO FINAL

Caim, o primeiro homem a nascer após a Queda, nasceu inocente, cresceu e desenvolveu uma tendência para o Mal;

Abel, nasceu inocente, cresceu e desenvolveu uma tendência para o Bem.

O Episódio Profético da morte de Abel por Caim, mostra que Deus interferiu e promulgou o Juízo Profético ( Gênesis 4: 15 e Apocalipse 13: 16 a 18 )

O ENIGMÁTICO SINAL DE CAIM

( Gênesis 4: 15) (Apocalipse 13: 16 a 18)

O Sinal de Caim tem um significado Profético e Enigmático.

Este Sinal tem motivado muitas interpretações polêmicas e vazias.

Deus não colocou aquele Sinal – enigmático – em Caim inutilmente do ponto de vista Teológico.

Com certeza tem um significado Profético e Enigmático.

No meu entendimento está relacionado com o Sinal da Besta em Apocalipse 13: 15 a 18.

Caim conheceu de perto a Deus, transcendentalmente, pela narrativa bíblica, mas inclinou-se para o mal. ( Gênesis 4: 1 a 16 );

Caim representa, profeticamente, todos os que conhecem de perto a Palavra de Deus, mas inclinam-se para o pecado, contrariando os parâmetros cristãos. ( Gênesis 4: 7 );

A Oferta de Caim não foi aceita por Deus (Gênesis 4: 5 ) simbolizando que o seu procedimento era mal. Sua conduta era pecaminosa e Deus Onisciente não  aprovou sua oferta – Deus não aprova oferta de mãos em pecado.

Ao passo que Abel agia de forma a agradar a Deus e sua oferta foi aceita (Gênesis 4: 4).

Caim, comprovando sua maldade, matou seu irmão e por isso recebeu um Sinal. Ninguém podia fazer nada contra Caim. O Sinal o protegia, enigmaticamente, apesar de sua condição maligna ( Gênesis 4: 15 ).

O Sinal da Besta tem este sentido, “proteger” a todos os que possuírem o seu Sinal (Apocalipse 13: 16 a 18), durante o Governo do Anticristo, no período da Grande Tribulação.

“proteger” = Sob as condições do Anticristo.

Pela sua extensão necessário se faz ler o Artigo “O ANTICRISTO”, no Site, para entender o porquê de Caim ser um Tipo de Anticristo.

O Mundo, atualmente, está mostrando que as práticas erradas estão sobrepujando as práticas consideradas certas –  Ética, Moral e Espiritual.

Os Sinais Proféticos estão acontecendo em larga escala;

Está tudo Profetizado e se cumprindo;

Tudo indica que Deus, por força das circunstâncias, está para interferir e cumprir o Juízo previsto nas Escrituras Sagradas;

É esperar para ver… ou se preparar para não ver…

…………………………………………………..x………………………………………………..

Próximos Assuntos a serem incluídos no Site, paulatinamente:

É PECADO APOSTAR NA LOTERIA FEDERAL?!

AS LIDERANÇAS CORRUPTAS DO BRASIL DIANTE DE TIRADENTES

VIDA EM OUTROS PLANETAS?!

OBS: Na hipótese de concordar que o Assunto é importante, copie o endereço do Site www.assuntospolemicosdabiblia.com, imprima o máximo numa folha A4, corte em pedaços, e distribua, como instrumento de fazer a Obra do REINO DE DEUS.


Compartilhe e Divulgue
No Comments

Post A Comment