01 jul IMAGEM E SEMELHANÇA
INTRODUÇÃO
Este é um dos maiores enigmas teológicos que desafiam os estudiosos bíblicos.
Gênesis 1: 26 – Façamos um homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
Gênesis 1: 27 – Criou Deus , pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Imagem quer dizer FORMA ( João 5: 37 ), mas que teologicamente está relacionada com a imortalidade. O Homem (Adão e Eva) foram criados para não perder a FORMA – morrer. Nisto está a Imagem. – Deus não morre, nem envelhece.
O Homem (Adão e Eva) foram criados para não morrer e nem envelhecer, isto é, à Imagem de Deus. O Homem era filho de Deus ( Gênesis 6: 2 e 4 ) – filho criado para não morrer.
Em Gênesis 5: 1 – Deus omite a Imagem ao afirmar que criou o Homem à Sua semelhança, após o Pecado. O Homem perdeu a Imagem, isto é, perdeu a imortalidade, passou a envelhecer e a morrer ; a Imagem – FORMA – passou a desaparecer no Homem.
Semelhança quer dizer que o Homem possui a capacidade intelectual, capacidade de realização e capacidade de estar presente, pessoal e tecnológica – Telefonia, Telecomunicações, Internet, etc.
O Homem recebeu do Onisciente a inteligência. Do Onipotente a capacidade de realização. Do Onipresente a capacidade de estar presente. Deus criou o corpo e “soprou” no Homem a vida ( Gênesis 2: 7 ).
PENSE NISSO:
O Homem após contaminar-se com a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal perdeu a Imagem, mas não perdeu a Semelhança. Deixou de ser filho de Deus ( Gênesis 6: 2 e 4 ) e passou a ser filho do homem – o homem passou a morrer e a morte passou a toda a sua descendência. ( Romanos 5: 12 a 21 ).
Para voltar a ser filho de Deus foi preciso que o Criador purificasse o Homem. O processo é conhecido e único – JESUS. ( 1 João 3: 1 a 4 ) ( João 1: 12 ).
Foi preciso que o sangue do próprio Criador encarnado, derramado em sacrifício vivo e eficaz consagração, restaurasse a condição do Homem de filho de Deus – para quem entrega a sua vida para Jesus.
Mas por que o sangue ?
Enigmaticamente porque no sangue está a vida, cientificamente e teologicamente – um mistério que somente na Eternidade será conhecido.( Deut 12: 23 ) ( Levítico 17: 11 ) ( Hebreus 9: 22 )
O PODER PERDOADOR DO SANGUE
Por que o sangue dos animais sacrificados, no Antigo Testamento, tinha poder perdoador de pecados ? [Levítico 1: 4].
A resposta a Bíblia nos mostra através de alguns versículos dos quais citarei 4 [quatro], e farei uma breve explanação sobre o assunto.
Romanos 11: 36 diz: Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória pois a Ele eternamente. Amem.
João 1: 3: Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.
João 1: 10: Estava mo Mundo, e o Mundo foi feito por Ele, e o Mundo não O conheceu.
Colossenses 1: 16: Porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos Céus e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele.
O sangue dos animais tinha poder perdoador porque indiretamente era e é originariamente de JESUS, pois, todas as coisas foram criadas dEle, conforme os versículos citados. Ao ser consagrado o animal para o sacrifício, o sangue do mesmo assumia um poder perdoador individual e transitório, enquanto a pessoa não cometesse outro pecado. Por isso a constante prática do sacrifício – no Antigo Testamento.
Foi necessário que o próprio Emanuel – Deus Conosco – JESUS assumisse a forma humana para que o Seu Sangue diretamente em sacrifício vivo e eficaz consagração anulasse o pecado para sempre em quem O aceita como Salvador Eterno.
Cientificamente e Teologicamente a Vida está no sangue [Deuteronômio 12: 23] [Levítico 17: 11].
Sem derramamento de sangue em sacrifício vivo e eficaz consagração, não há remissão de pecados [Hebreus 9: 22].
Disse-lhe Jesus : Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que MORRA, viverá ( João 11: 25 ); Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10: 10b
.
Quer entender melhor o contexto ? – http://www.assuntospolemicosdabiblia.com
Luciana
Posted at 22:21h, 22 maioEstou aprendendo muito com seus artigos. Obrigada. Fica com Deus.
Edson Viana
Posted at 14:35h, 07 abrilMaravilhoso esclareceu todas minhas dúvidas até hoje oque não havia entendido hoje aqui nesse estudo maravilhoso passei a entender.Obrigado pelo estudo maravilhoso é que Jesus continue lhe inspirando.
Moises Silva
Posted at 20:54h, 18 marçoPaz do Senhor Jesus, amado Pb. Onir!
Muito maravilhoso este artigo!
Deus continue te abençoando para que possas nos abençoar com essas maravilhosas publicações.
Paz do Senhor Jesus!
Laercio B. Cruz
Posted at 20:53h, 04 setembroquando na bíblia fala façamos o homem a nossa imagem e semelhança, ele quer dizer que não esta só; ele estava com quem?
Onir Francisco Damas
Posted at 08:39h, 05 setembroPrezado Laercio
Façamos é uma expressão que mostra a Trindade de Deus, isto é, o Onisciente, Onipotente, Onipresente formando Enigmaticamente o Ser Divino;
Tudo isto está explicado no Artigo “O ENIGMA DA TRINDADE”, no Livro e em outros Artigos, tudo no Site.
Fique na Paz de Jesus.
Onir
Jonas
Posted at 22:03h, 23 janeiroParabéns !!! Excêlente..
Pastor Ananias Rodrigues
Posted at 10:29h, 09 dezembroOlá !!!Paz
Amei a sua publicação,Deus te abençoe e te guarde…e te conceda muita inspiração de dia e de noite.
Ebnezer Bezerra da Silva
Posted at 08:58h, 13 novembroMuito bom, maravilhoso