O ESCOTEIRO, O SOLDADO, O CRISTÃO - Assuntos Polêmicos da Bíblia
2504
post-template-default,single,single-post,postid-2504,single-format-standard,bridge-core-3.1.2,vcwb,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.8.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-7.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-17295

O ESCOTEIRO, O SOLDADO, O CRISTÃO

Compartilhe e Divulgue

INTRODUÇÃO

Durante dois anos de minha adolescência eu fiz parte de um Grupo de Escoteiros de Terra;

Foram dois anos de uma experiência que marcou e influenciou a minha vida e até hoje influencia;

Durante 30 anos servi ao Exército Brasileiro. Comecei minha carreira como 3º Sargento formado por Concurso pela EsSA – Escola de Sargentos das Armas – em Três Corações – MG;

Terminei a Carreira como 1º Tenente, com uma bagagem de experiências QUE somadas as demais experiências de Vida moldaram o meu modo de viver;

Com cerca de 30 anos de idade aceitei Jesus como meu Único e Eterno Salvador, e durante esses 47 anos tenho servido no Seu Exército do Reino de Deus aqui na Terra nas mais variadas oportunidades de Ação que me foram impostas, como a que estou desenvolvendo na Internet, por “chamado” de Deus, e que este Site e este Artigo mostram:

https://assuntospolemicosdabiblia.com/blog/ 

O Objetivo deste Artigo é mostrar como essas três experiências apresentadas guardam entre si uma situação Teológica, isto é, foram forjadas no “cadinho” de fundição do Projeto de Deus da minha Vida, e que tem através de um simples Órgão do Corpo Humano – A MÃO – um significado Enigmático para Reflexão de quem se interessa pelos desígnios de Deus.

DO EXPOSTO, SEGUE O MEU RELATO TEOLÓGICO

Existe Enigmáticas Características Teológicas na constituição da Mão Humana:

NA PONTA DOS DEDOS

Nos dedos estão as impressões digitais que dispensam comentários, por serem do conhecimento Geral, porém é parte de uma Ação Criadora de Deus e que não posso deixar de citar isso;

NA PALMA DA MÃO

Na palma da mão existem traços que são um Mistério e que tem motivado afirmações místicas por parte da Quiromancia, isto é, arte prática da leitura das mãos, e que eu apenas abordo este Assunto por fazer parte do meu Estudo sobre a Mão Humano e seus Enigmas Teológicos;

Quero deixar evidente que não sou de acordo com a Quiromancia, porém entendo que existe um Enigma envolvendo os traços da Mão Humana; Certamente Deus ao Criar esses traços na Mão de Sua Maior Obra – o Ser Humano – Ele o fez com um Propósito, e como a Bíblia não cita nada sobre o seu significado o melhor é não especular nada…

NA SALDAÇÃO DO ESCOTEIRO

O saudoso, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell,  Fundador do Grupo de Escoteiro usou a Mão como um instrumento de Saudação e Respeito para com as Autoridades e Símbolos Diversos que exigem Reverência: Bandeira, Hino…

A Saudação e executada com os dedos médio, indicador e anular unidos, simbolizando os três pilares da Promessa Escoteira (Deus, Pátria e o Próximo), e o dedo polegar se sobrepondo ao dedo mínimo, indicando a proteção do mais forte para com o mais fraco;

IMPORTANTE : Deus, Pátria (família) e o Próximo estão sempre presente no modo de agir do Escoteiro.

SAUDAÇÃO ESCOTEIRA

Em todas as esferas, todos os Membros do Movimento Escoteiro, ao se verem pela primeira vez no dia se saúdam, sendo o primeiro a ver o primeiro a saudar. A Saudação também é realizada para cumprimentar Autoridades, durante Cerimônias de Hasteamento e Arreamento da Bandeira Nacional. A posição dos dedos ligeiramente de lado a frente da testa é a Continência do Escoteiro.

SEMPRE ALERTA

O Escoteiro também deve praticar boas ações diariamente, pequenas coisas, mas sempre e nunca esperar algo em troca.

Sempre Alerta é um dos principais Lemas do Escotismo que tem como prática realizar uma Boa Ação diariamente, isto é, qualquer Ação junto ao próximo, aos animais, a natureza, Instituições em Geral…sem esperar qualquer benefício em troca.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escotismo

 

NA SALDAÇÃO DO SOLDADO

Atitude, Gesto e Duração é a característica da Saudação do Soldado;

Art . 18. A continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, quando uniformizado, com ou sem cobertura, deve aos símbolos, às autoridades e à tropa formada, conforme estabelecido no Art. 15.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2243.htm

Qual a importância Teológica desse gesto na Saudação do Militar das Forças Armadas e das Forças Auxiliares?

Os Regulamentos Militares sobre o Assunto não abordam, porém eu na minha visão Teológica entendo que existe uma História que remonta a Antiguidade, passando pela Idade Média, e que hoje é APERFEIÇOADA e usada por quase todas as Forças Armadas dos Países do Mundo;

Sem entrar nos detalhes Históricos, que eu deixo para os Leitores interessados por eles, no Link abaixo, tomo a liberdade, como humilde Teólogo, em afirmar que existe um Criador – O SENHOR DOS EXÉRCITOS –  que por atrás do significado da Saudação em questão, Inspirou, através dos cinco dedos unidos levados à fronte, que os Militares entendam que Ele – Deus – controla todos os Cérebros, e acima de tudo, deve ser, nas Ações, Lembrado e Referenciado

https://int.search.tb.ask.com/search/GGmain.jhtml?searchfor=A+origem+da+Contin%C3%AAncia+Militar&enableSearch=true&rdrct=no&st=sb&tpr=omni&p2=%5EUX%5Exdm042%5ETTAB02%5Ebr&ptb=7BE8B569-BFED-4494-BB74-B1BE447667CD&n=783a1769&si=EAIaIQobChMIlY_A3Lux1QIVBIGRCh0fuANnEAAYASAAEgLX0_D_BwE

O gesto do Soldado – Militar em Geral – em elevar a sua mão direita com os dedos unidos à sua fronte, tem, antes de tudo que os Regulamentos determinam, o Simbolismo em mostrar que o SENHOR DOS EXÉRCITOS  deve ser Lembrado e Saudado, em Primeiro Lugar, no meu entendimento Teológico;

No meu entendimento, toda Honra e toda Glória deve ser dada em primeiro Lugar, pelo Soldado, ao SENHOR DOS EXÉRCITOS:

1º Crônicas 29: 11:

11 – Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.

Apocalipse 5: 13:
13 – E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.

Apocalipse 4: 11:
11 – Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

 
O SENHOR DOS EXÉRCITOS

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. (Isaías 6: 3).

Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. (1º Reis 22: 19).

São muitas as citações Bíblicas referentes ao SENHOR DOS EXÉRCITOS, isto é, Deus é sobre Tudo e sobre Todos, e ao afirmar Teologicamente que é O SENHOR DOS EXÉRCITOS, mostra a responsabilidade diante DELE todos os que ostentam o Poder das Armas de Guerra;

É de muita responsabilidade o Poder Militar diante de Deus O SENHOR DOS EXÉRCITOS;

PENSE NISSO:

Com a entrada do Mau no Mundo e a necessidade das Nações que foram se formando, é mister a constituição dos meios de proteção criando-se o Poder através das Armas;

Inicialmente o Exército tornou-se uma necessidade…

O Estrategista do Mal é o principal estimulador e articulador de tudo que acontece de Mal no Mundo;

Desde a entrada do Mau no Mundo, quando o Mau entrou em Adão, os Exércitos das Nações, influenciados pelo Estrategista do Mal, se degladiaram pela ambição dos Homens em dominar e escravizar os mais fracos, como mostra a História das Civilizações;

O Estrategista do Mal continua a influenciar as Guerras;

O SENHOR DOS EXÉRCITOS Profetizou sobre a Batalha do Armagedom, em que o Estrategista do Mal será derrotado por Ele, e Preso por Mil anos, Apocalipse 16: 16:

16: E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

A Batalha Final acontecerá no Final do Milênio quando o SENHOR DOS EXÉRCITOS porá fim à Ação de todo o Mau, através do Lago de Fogo, conforme explicação no Artigo “O ENIGMA DO LAGO DE FOGO”, e todos os demais Artigos relacionados, no Site; Ver também o Artigo “A ORIGEM DO MAU”, no Site.

 

POR QUE DEUS, ALÉM DE DIVERSOS TÍTULOS IDENTIFICA-SE TAMBÉM COMO O SENHOR DOS EXÉRCITO?!

Resposta:
Quando o Mau contaminou Lúcifer e 1/3 dos Anjos, conforme Apocalipse 12: 3 e 4, criou-se enigmaticamente uma situação de Guerra no Reino Celestial, conforme Apocalipse 12: 7 a 9:

Apocalipse 12:3 e 4:
3 – E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

4 – E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

Ver o Artigo “O ÉDEN DE LÚCIFER – EZEQUIEL 28: 13”, no Site.

Apocalipse 12: 7 a 9:
7 – E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

8 – Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

9 – E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

A Referência em Apocalipse 12: 7 a 9 sobre a Batalha no Céu, em que o Arcanjo Miguel liderando as Hostes Celestiais expulsou os Anjos “contaminados” e rebelados, que se instalaram na Terra, mostra que a partir desse Evento, Deus se Auto instituiu com mais esse Título de SENHOR DOS EXÉRCITOS, tanto no Céu, como na Terra; (Arcanjo é Anjo Chefe).

Na Terra, pois o Ser Humano a partir da Queda de Adão, pelo Mau, passou a sofrer as consequências de uma Guerra Espiritual e Material, conforme nos mostra a História das Civilização, e a História de Israel;

Abaixo segue um Link com dezenas de Referências sobre o SENHOR DOS EXÉRCITOS:

https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=Senhor+dos+Ex%C3%A9rcitos

 

UMA HUMILDE SUGESTÃO

Nada agrada mais ao Criador receber uma sincera Adoração, conforme as Escrituras Sagradas ao afirmar que Deus procura os Verdadeiros Adoradores que O Adore:

João 4:
22 –Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

23 – Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Desta forma deixo a seguir a seguinte sugestão:

Não tenho dúvidas que o Criador receberia com Agrado o Gesto da Saudação do Soldado acompanhado de uma das seguintes expressões, por exemplos:

Na Continência Individual acompanhada da seguinte expressão: GLÓRIA A DEUS!   

Da mesma forma quando em Saudação ao Hino Nacional, Bandeira ou Autoridades, após o Comando de apresentar Armas! A mesma expressão por toda a Tropa, após a execução do citado Comando: GLÓRIA A DEUS!

Bem explicado: Após a execução do Comando de Apresentar Armas todos numa só voz respondem:

Glória a Deus!!!

Ou,

DEUS SEJA LOUVADO!!!

 
NA ADORAÇÃO DO CRISTÃO

O Cristão com as mãos espalmadas e levantadas, seja isoladamente ou em Comunhão com a Igreja, demonstra sua reverência e Adoração a Deus.

A importância da ADORAÇÃO está caracterizada na atitude do Estrategista do Mal quando se dirigiu a Jesus conforme a referência em Mateus 4: 9:

4: 9   e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Não deixam dúvidas esta atitude do Estrategista do Mal quanto a importância Teológica da Adoração.

Preste atenção neste Episódio envolvendo o Rei Saul, e a Adoração de Davi através da Poesia – Salmos – e da Música pela Harpa:

1º Samuel
16.23   E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.

Preste atenção:

“da parte de Deus” = permitido por Deus, e não que espíritos malignos são de Deus, apesar de terem sido Criados por Deus em Perfeição, porém se contaminaram com o Mau, conforme ampla explicação no Artigo “A ORIGEM DO MAU”, no Site.

 

LOUVOR E ADORAÇÃO

Louvor é da boca para fora

Adoração e de dentro para fora;

Louvor exalta a Grandeza de Deus pelo esplendor de Sua Criação;

ADORAÇÃO move o “Coração de Deus” e enche o ambiente com a sobrenatural presença do Espírito Santo, pelo CUMPRIMENTO da Palavra de Deus.

O momento é oportuno diante dos acontecimentos em que as Profecias do Apocalipse estão se cumprindo, para que os Verdadeiros Adoradores do Criador se posicionem em Adoração, apesar de nossas imperfeições.

Diante da conjuntura Teológica em que se encontra o Mundo, envolto pelas condições de Contaminação pelo Mau, conforme Gênesis 3: 17,  e sob as influências do Estrategista do Mal, as Forças Armadas do Brasil juntamente com as Forças Auxiliares precisam das Bênçãos de Deus, e nada melhor do que agradá-LO através da Saudação.

Gênesis 3: 17:
17 – E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

 

CONCLUSÃO

O Objetivo Principal deste Artigo é mostrar que por trás de uma simples Saudação está O SENHOR DOS EXÉRCITOS:

Existe um Simbolismo Teológico nos três dedos da mão, na testa, da Saudação do Escoteiro;

Existe um Simbolismo Teológico nos 5 dedos da mão unidos, na fronte, da Saudação do Soldado;

Existe um Simbolismo Teológico na mão do Cristão em Oração e Adoração …

Neste Mundo, em que as “Dores de Parto” Profetizadas por Jesus estão aumentando, conforme as Referências em Marcos 13: 8 e Mateus 24: 8, Deus precisa estar presente em Tudo e em Todos, e nada mais oportuno do que uma simples e sincera expressão – GLÓRIA A DEUS! – após uma Saudação Individual ou Coletiva pelo Militar; Ver o Artigo “AS DORES DE PARTO ESTÃO AUMENTANDO”, no Site.

Marcos 13: 8
8 – Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.

Mateus 24: 8
8 – Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

 

BEM ENTENDIDO:

A inclusão da Saudação pelo Soldado com a expressão “GLÓRIA A DEUS!” deve ser voluntária, porém necessária, pois, a maioria das pessoas acreditam e são tementes a Deus, e os que acreditam certamente terão prazer na citada Saudação.

 Os tementes e que acreditam são os que estão enquadrados nas Palavras do SENHOR DOS EXÉRCITOS em Marcos 16: 16:

16: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

 
CONCLUSÃO FINAL

Os Romanos na Saudação diziam “AVE CESAR!”

Os Nazistas na Saudação diziam “HEIL HITLER!”

O Escoteiro na Saudação diz “SEMPRE ALERTA!”

O Cristão na Saudação diz “PAZ DO SENHOR!”

O Soldado na Saudação bem que poderia dizer “GLÓRIA A DEUS!”

 
PENSE NISSO:

O Escoteiro tem por obrigação estar “Sempre Alerta” e fazer uma Boa Ação todos os dias;

O Cristão tem por obrigação “Vigiar” e falar da PAZ DO SENHOR – Jesus – todos os dias;

O Soldado tem por obrigação ser um “ATALAIA” e deveria ter por gratidão dar Glória a Deus! – O SENHOR DOS EXÉRCITOS – todos os dias;

O Estado é Laico, mas não é ateu, segundo a Constituição do Brasil.

Glória a Deus! No meu entendimento é uma expressão Universal, de Adoração ao Criador.

…………………………………………………….. X ……………………………………………………..

Próximos Assuntos a serem incluídos no Site, paulatinamente

?

OBS: Na hipótese de concordar que o Assunto é importante, copie o endereço do Site www.assuntospolemicosdabiblia.com, imprima o máximo numa folha A4, corte em pedaços, e distribua, como instrumento de fazer a Obra do REINO DE DEUS.


Compartilhe e Divulgue
No Comments

Post A Comment